FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 30 de agosto de 2025
POR: SSP SE
Fonte: SSP SE
Em: 29/08/2025
Pub.: 29 de agosto de 2025

Polícia Científica de Sergipe apresenta caso emblemático no InterForensics 2025

Peritos sergipanos tiveram participações de destaque na maior conferência internacional de ciências forenses da América Latina, realizada em Curitiba.

Polícia Científica de Sergipe apresenta caso emblemático no InterForensics 2025 - Foto: Divulgação

A Polícia Científica de Sergipe (PCi) teve participação relevante da edição 2025 da Conferência Internacional de Ciências Forenses (InterForensics), realizada em Curitiba (PR). O evento é considerado o maior da América Latina e um dos principais do mundo na área. Entre as contribuições, a PCi destacou a apresentação do caso do ambientalista e ativista social Uilson das Mangabeiras, encontrado morto em circunstâncias que chamaram atenção pela atipicidade.

O corpo da vítima foi localizado com mãos, pernas e pescoço amarrados, situação que gerou ampla repercussão em Sergipe e em outros estados. A perícia sergipana realizou um trabalho minucioso, com levantamento detalhado de local e exames complementares nos laboratórios de Computação Forense, Genética Forense e Toxicologia Forense – no âmbito dos institutos de Criminalística (IC) e Análises e Pesquisas Forenses (IAPF), além da necropsia conduzida pelo Instituto Médico Legal (IML).

De forma técnica e imparcial, os peritos concluíram que a morte ocorreu por estrangulamento autoprovocado, em circunstâncias compatíveis com um acidente durante prática de autoerotismo. Todas as amarrações estavam dispostas de modo individual e foram feitas pela própria vítima. A elucidação do caso, considerada desafiadora, demonstrou o compromisso da perícia sergipana com a busca pela verdade científica.

Além dessa apresentação, a PCi marcou presença em outros momentos importantes da programação. O perito criminalístico Nailson Correia participou do lançamento do livro "Locais de Crime com Explosivos", do qual é coautor. O perito criminal Uilames Fernando expôs o estudo pericial do caso de Uilson das Mangabeiras, despertando o interesse da comunidade científica presente. Já o perito Charles Vargas ministrou a conferência ‘Exposição de manchas de sangue a temperaturas elevadas: do local de crime ao laboratório’, trazendo resultados relevantes para a prática forense e acadêmica.

As participações reafirmam o compromisso da Polícia Científica de Sergipe com a inovação, a excelência técnica e a difusão de conhecimento, consolidando sua contribuição para o desenvolvimento da ciência forense no Brasil.


O Mundo não para. Confira mais notícias no Canal do Click Sergipe no WhasApp

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação