Sarau Sensorial promove noite de livros sergipanos e artes integradas em Lençóis (BA)
A cidade de Lençóis, no coração da Chapada Diamantina, recebe na sexta-feira, 16 de janeiro, uma noite dedicada à música, à literatura contemporânea e às artes integradas. O Sarau Sensorial - Edição Lençóis acontece no Aromã Café, localizado no centro histórico da cidade, e reunirá artistas de vários locais do Brasil e do mundo em uma proposta que aposta na experimentação, na troca de experiências e na vivência sensorial da arte.
O evento vem acontecendo em Aracaju e está na 6ª edição, promovido pela banda sergipana Cogumelo Azul e pelo escritor e produtor cultural J. Victor Fernandes, que divide a curadoria e a cena com Rafael Salomão, músico, escritor, multi-instrumentista e idealizador da Cogumelo Azul. Juntos, para esta edição em terras baianas eles realizarão uma mostra dos projetos literários individuais, sem abrir mão da linguagem híbrida que marca suas trajetórias.
J. Victor apresenta ao público da Chapada Diamantina o livro “Transtorno Poético”, lançado no final de 2021, obra que transita entre poesia, crônica poética e performance oral. Para o autor, o momento tem um peso simbólico. “Depois da pandemia, atravessamos um período intenso de reconstrução. A cadeia produtiva da arte foi a primeira a parar e a última a voltar. Agora, esse é um momento muito propício para essa mostra do livro, especialmente em um território como a Chapada Diamantina, onde já vivi experiências muito potentes em eventos de artes integradas”, destaca.
Já Rafael Salomão apresenta o livro “Aspas da Vida”, lançado no ano passado, e comenta que o projeto segue um ciclo orgânico de circulação, amadurecendo a cada encontro com o público. Além da literatura, Rafael promete levar para o Sarau um pouco da atmosfera sonora da Cogumelo Azul, marcada pelo rock psicodélico, experimentalismos e poesia, criando um diálogo direto entre palavra falada, música e improvisação.
A proposta do Sarau Sensorial vai além de uma simples leitura ou apresentação musical. A ideia é transformar o espaço em um território de vivência artística, onde literatura, música e performance se entrelaçam, estimulando o público a participar ativamente da experiência. “Mais do que mostrar obras, queremos criar um espaço de escuta, de troca e de atravessamentos”, reforçam os artistas.
O público interessado pode conferir os trabalhos de Rafael Salomão no Spotify, assim como as produções da banda Cogumelo Azul, além do projeto CroniCast – Crônicas Narradas, de J. Victor Fernandes. Os livros dos dois autores estão disponíveis nas principais livrarias.
Em Lençóis, o Sarau Sensorial promete ser um acontecimento, um encontro entre Sergipe e Bahia, celebrando a arte contemporânea em suas múltiplas formas, em uma noite que promete sensibilidade, experimentação e conexão profunda com o público.