Aracaju (SE), 23 de novembro de 2024
POR: Museu da Gente Sergipana
Fonte: Museu da Gente Sergipana
Pub.: 18 de agosto de 2016

Programação do Agosto Mês das Culturas da Gente traz cinema e roda de Samba de Pareia

Na próxima sexta, dia 19, às 18h, o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda realizará o Cinema no Museu. A sessão de cinema é mais uma das atividades do Agosto Mês das Culturas da Gente, programação que já faz parte do calendário do museu em comemoração às manifestações culturais de Sergipe, no mês cujo dia 22 é dedicado ao folclore. Realizado pelo Instituto Banese e o Governo de Sergipe, através do Museu da Gente Sergipana, o ‘Agosto Mês das Culturas da Gente 2016’ tem como objetivo difundir e valorizar as expressões populares tradicionais e suas releituras e reinvenções, além de fortalecer o Museu da Gente Sergipana como um equipamento cultural dinâmico que dá oportunidade ao público de experimentar e ter contato com a cultura sergipana.

Programação do Agosto Mês das Culturas da Gente traz cinema e roda de Samba de Pareia (Foto: Divulgação/Museu da Gente Sergipana)

Programação do Agosto Mês das Culturas da Gente traz cinema e roda de Samba de Pareia (Foto: Divulgação/Museu da Gente Sergipana)

Serão exibidos os documentários ‘Conversa com Cascudo’, de Walter Lima Jr. e ‘Nadir da Mussuca’, produção sergipana de Alexandra Dumas, ambos com classificação livre, e em seguida haverá roda de Samba de Pareia da Mussuca. No documentário ‘Conversa com Cascudo’, o etnólogo e folclorista Luis da Câmara Cascudo fala sobre seu interesse pelas pesquisas da cultura popular, descreve algumas manifestações e narra algumas histórias de personagens dessa cultura. Tudo isso é dito e gravado no seu cotidiano, junto à família e aos amigos, cercado do canto dos pássaros e dos objetos de estimação que colecionou.

No documentário ‘Nadir da Mussuca’ o público irá conhecer a rica história afro-sergipana através das manifestações tradicionais que Nadir da Mussuca, personalidade da comunidade quilombola Mussuca, em Laranjeiras, integra. Com suas particularidades religiosas e pessoais, essa mulher, negra e artista, transcende seu território de cantora do Samba de Pareia, do São Gonçalo e do Reisado, e se faz presente em espaços onde sua presença ilumina, apresentando traços de uma cultura brasileira híbrida com forte teor ancestral da formação afro-brasileira. O acesso é gratuito.

A programação seguirá no dia 26, às 15h, com a batucada Pisa Pólvora, do município Estância. E encerrando a programação, no sábado dia 27, a celebração da cultura popular será com o Passeio Laranjeiras Cultura Viva (Mussuca/Laranjeiras), uma oportunidade de vivenciar a cultura do município Laranjeiras junto aos mestres e grupos que fazem a história do patrimônio cultural e imaterial da cidade, indo ao lugar dessas pessoas e conversando com elas sobre a expressão cultural que representam. A saída será às 13h30 com retorno às 17h e o valor será R$ 40,00, incluindo transporte e quantia a ser revertida para os mestres e grupos visitados. A reserva de vaga para o passeio deve ser feita pelo telefone (79) 3042-1994 – Brisa Tour.

As ações educativas, que acontecerão até 25 de agosto, às terças, quartas e quintas (10h e 15h), incluem as atividades ‘O que pesco com meu Jereré’, ‘Caça Tesouro’, ‘Cata Lendas’, ‘Aprender – Cultura Sergipana’. Para participar das ações educativas realizadas pelos educadores do museu é necessário agendar através do telefone (79) 3218-1551. Esse contato também serve para obter mais informações sobre toda a programação, que é totalmente gratuita, exceto o passeio cultural para Laranjeiras. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju – Se.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação