Aracaju (SE), 23 de novembro de 2024
POR: Assessoria/Sesc/SE
Fonte: Assessoria/Sesc/SE
Pub.: 19 de agosto de 2016

Maior projeto de circulação em Artes Cênicas do país tem representante sergipana

Em sua 10ª edição, o Palco Giratório consolida-se como o mais importante projeto de circulação em Artes Cênicas do país. Promovido pelo Departamento Nacional do SESC (Serviço Social do Comércio) em parceria com os Departamentos Regionais dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, o Palco Giratório seleciona anualmente 20 grupos de Circo, Teatro e Dança de todo o Brasil, além de Intervenção Urbana. Esse recorte garante a credibilidade do Projeto que vem mostrando, do Oiapoque ao Chuí, a diversidade das Artes Cênicas do país. Os projetos selecionados realizam apresentações em diversos estados do Brasil promovendo um intercâmbio cultural quase inviável no atual quadro econômico.

Maior projeto de circulação em Artes Cênicas do país tem representante sergipana (Foto: Márcio Lima/Sesc/SE)

Maior projeto de circulação em Artes Cênicas do país tem representante sergipana (Foto: Márcio Lima/Sesc/SE)


E para quem pensa que Sergipe está fora dessa rota, enganou-se. Maicyra Leão, artista com mais de 15 anos de carreira, doutora em Artes Cênicas e professora da Universidade Federal de Sergipe, foi selecionada para representar Sergipe no circuito 2016. Ela apresenta os trabalhos Experimentos Gramíneos, Luto e Sintonia Am, além de realizar palestra sobre Performance como Dispositivo e desenvolver oficina formativa, juntamente com seu assistente Audevan Caiçara, intitulada Performance e Colagem”. É impressionante a vultuosidade do projeto e representar Sergipe é uma grande honra porque poucos conhecem as produções de qualidade desse menor estado brasileiro”, destacou Maicyra.
Para aqueles que querem aproveitar a deixa e conhecer o trabalho da artista e professora, terá a oportunidade de conferir esta semana, na Aldeia Sesc de Artes. Nesta segunda, dia 22, 17h acontecerá a apresentação de Luto, ao longo do Calçadão da 13 de Julho; terça, dia 23, 17h, Sintonia Am ocupa o Café Palácio, no Museu Olímpio Campos; quarta, dia 24,  8h, é a vez de Experimentos Gramíneos, na feira livre da cidade de Itabaiana; sexta, às 18h, no auditório da Didática VI, da Universidade Federal de Sergipe, Maicyra profere palestra sobre Performance como Dispositivo e à noite e durante o sábado, oficina sobre Performance e Colagem.
Para o curador local do Palco Giratório e membro da comissão organizadora da Aldeia Sesc de Artes, André Santana, o projeto é uma vitrine para a produção local, além de viabilizar o encontro com diversos grupos do restante do país. “Não é sempre que produções renomadas podem vir a Aracaju e está acessível ao grande público. Chegou a hora da cultura sergipana mostrar seu valor e do público saber reconhecer”, disse o curador.
Toda a programação da Aldeia Sesc é gratuita e está disponível www.sesc-se.com.br/aldeiasescdeartes/programacao-2016/.
Contato:
(79) 99820 5823 André Santana (Curador do Palco Giratório e membro da comissão organizadora da Aldeia SESC de Artes - Sergipe)
(79) 99126 2181 – Maicyra Leão (artista sergipana selecionada no Palco Giratório 2016)
Experimentos Gramíneos

Vestida com uma roupa construída a partir de pedaços de grama artificial, a performer desloca-se por ruas de intensa circulação de pessoas, com um regador de água, realizando um trajeto moldado pela interação com o público passante. A performance parte de um estímulo inicial bem simples, dialogando com elementos da cultura popular e da cultura pop, e alcança espaços subjetivos inusitados, ganhando intensidade e conquistado pelo contato.
Luto

Pedalando por entre pessoas e tráfego intenso (fuligem, poluição, canos de escape, CO2) uma bicicleta branca, guiada por uma figura feminina em vestido branco, segue solitariamente enquanto o negro que brota de sua boca insiste em incomodar. A travessia é lenta e a respiração, força vital que nos faz inflar,  vibrar e impulsiona o movimento que reage ao ritmo frenético de nossas grandes cidades.
Sintonia AM

Frequências AM foram responsáveis pela transmissão de importantes eventos no início do século 20, incluindo notícias do além-mar e sobre guerras. A partir da implantação do sistema digital de televisão, no Brasil, aos poucos elas serão substituídas. Assim, Sintonia AM trata de tecnologias e situações obsoletas. Situações que exigem momentos de contemplação relacionados há um tempo (ultra)passado. Para tal, a performer faz uso de poesia, ligação telefônica, curativos e carne moída.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação