Flutuante 1100 por 284 - 970X250
Aracaju (SE), 08 de janeiro de 2025
POR: Secult/SE
Fonte: Secult/SE
Pub.: 06 de setembro de 2016

São Gonçalo da Mussuca participa de Festival Nacional de Cultural Popular

O grupo São Gonçalo de Amarante da Mussuca, de Laranjeiras, representou Sergipe no Festival Nacional de Cultura Popular - Interculturalidades, promovido pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Com 16 integrantes, o grupo sergipano se apresentou no dia 30 de agosto, em três locais: no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, seguida de cortejo pelas ruas do bairro até os Arcos da Lapa, no município de Duque de Caxias e na Reitoria da UFF. A participação no evento, contou com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

São Gonçalo de Amarante da Mussuca (Imagem: Secult/SE)

São Gonçalo de Amarante da Mussuca (Imagem: Secult/SE)

Segundo o Mestre do São Gonçalo de Amarante, Neilton Santana dos Santos, a participação no Festival foi ótima e deixou o grupo muito satisfeito. “Nossa participação foi inesquecível. Recebemos vários elogios e alguns convites importantes, como um para participar de outro festival de cultura popular que irá acontecer em novembro, no Ceará. Esta viagem foi importante também no sentido de motivar os integrantes do grupo a seguirem com as nossas tradições”, contou.   

A dança de São Gonçalo reproduz o bailado do santo de mesmo nome, levada pelos portugueses para a costa do Congo-Angola, onde adquiriu novas cores. Chegou ao Brasil como uma celebração de origem portuguesa e é redefinida e potencializada pelos negros devotos do santo dançarino e violeiro de Amarante. Os tocadores enfeitam suas violas, tambores e cavaquinhos, e os dançadores bailam com suas saias, como o santo fazia, para pagar promessas.

O Festival Nacional de Cultura Popular, que iniciou no dia 12 de agosto, segue com programação intensiva, e gratuita, até do dia 18 de setembro. Com apoio do Ministério da Cultura, o evento soma mais de 100 atrações de várias regiões do Brasil, compostas por cortejos, shows, peças teatrais, cinema, artes visuais e debates sobre tradições, religiões e festeiro do Brasil.

A programação inclui os shows de Chico Cesar, Arnaldo Antunes, Lenine, Roberta Sá, Alceu Valença e MC Carol se unem a novos talentos independentes como Jaloo e Mahmundi. A mostra de cinema, também gratuita, traz uma seleção de filmes e documentários voltados para o cenário atual da política e sociedade, com mesas de debates após várias das exibições. Entre os palestrantes, o reconhecido cineasta Jean Claude Bernadet. Ao longo de todo o Festival também está sendo oferecida programação infantil.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação