"As mãos inteligentes" é a mais nova exposição do Centro Cultural de Aracaju
Delicadeza, criatividade e paciência. A exposição lançada na tarde de hoje, 22, no Museu Viana de Assis, é o resultado destes três componentes. Intitulada “As mãos inteligentes”, a mostra retrata histórias infantis, imagens religiosas e a diversidade cultural através dos bordados feitos pela psicóloga Maria Aparecida Dias.
"As mãos inteligentes" é a mais nova exposição do Centro Cultural de Aracaju (Imagem: Grazziele Santos/Assessoria Funcaju)
Constituída por cerca de 50 peças, a exposição é um convite de entrada ao mundo da imaginação, onde o tema principal são os contos infantis. É possível encontrar histórias como “A branca de Neve e os Sete Anões”, “Rapunzel”, “A Bela Adormecida” e “Cinderela”. Todos esses contos foram reproduzidos através da técnica do bordado.
Linhas, botões, lã e o próprio fuxico dão vida aos personagens adorados pelas crianças. Segundo a psicóloga, Maria Aparecida, o bordado foi o caminho encontrado para mostrar o seu ser criativo. “Eu encontrei no bordado, uma forma de explicitar a minha arte e através dela encantar os diferentes públicos”, afirmou.
"As mãos inteligentes" é a mais nova exposição do Centro Cultural de Aracaju (Imagem: Grazziele Santos/Assessoria Funcaju)
O trabalho também é fruto de muita dedicação, onde cada peça, a depender do tamanho, pode levar em média quatro meses para ser confeccionada. “Dedicação é a palavra que descreve o meu trabalho, faço o que gosto e o que sinto prazer”, complementou.
Três grandes painéis e alguns exemplares de autores como Selma Lagerlöf e Ruldolf Steiner, quem tem em suas capas imagens ilustradas por Maria, também fazem parte da mostra. Além dos bordados a psicóloga também faz pinturas, que podem ser impressas em agendas e convites.
Pensando em incentivar à prática da leitura, a expositora criou um espaço repleto de arranjos dedicado a contação de histórias, onde está montado o livro de João de Maria e a história da Cinderela, ambos bordados por Aparecida.
Primavera dos Museus
A exposição faz parte da programação dedicada à Primavera dos Museus, realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), através da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju). O tema escolhido pelo Ibram este ano, foi “Museus, Memórias e Economia da Cultura”.
O Museu Viana de Assis fica localizado no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), aberto ao público de terça a sexta das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h. Instituições de ensino interessadas em visitar a exposição deverão entrar em contato através do telefone 3214-5387.