Aracaju (SE), 05 de janeiro de 2025
POR: Elma Santos
Fonte: Assessoria do Evento
Pub.: 20 de outubro de 2016

Primeiro final de semana do FICI leva mais de 2 mil pessoas ao cinema

Festival de cinema segue até domingo, 23, com programação bastante extensa.

Primeiro final de semana do FICI leva mais de 2 mil pessoas ao cinema (Imagem: Divulgação/Assessoria do Evento)

Primeiro final de semana do FICI leva mais de 2 mil pessoas ao cinema (Imagem: Divulgação/Assessoria do Evento)


Durante a primeira semana da 14º edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), foram exibidos cerca de 50 filmes que contaram com a participação de escolas e do público geral. Ao todo, mais de duas mil pessoas passaram pelo FICI.
“Tivemos um público representativo nestes dias do festival. Isso comprova a notoriedade que o evento tem no Estado. O público já aguarda essa data como um evento anual”, afirma Deyse Rocha, produtora local do FICI.
O Festival ofereceu essa semana, filmes, brincadeiras, oficinas de animação e o famoso zootoscópio, onde as crianças podem aprender mais sobre a técnica de produção de filmes. O Senhor Palhaço conduziu o zootoscópio e falou sobre a importância de mostrar conhecimento além da tela. “O bacana do FICI é que aqui a criança não vem só consumir o filme. Aqui ela também aprende técnicas de animação”, ressaltou o Senhor Palhaço.
Foi através do FICI que muitas crianças se apaixonaram definitivamente pelo cinema. Essa história de conexão aconteceu com o filho da professora Leila Nascimento, Kauê Nascimento. Ela o trouxe pela primeira vez ao cinema quando ele tinha apenas 3 anos de idade.
“A primeira vez que meu filho veio ao cinema foi através do FICI, viemos para assistir apenas um filme, mas acabamos assistindo cinco. Foi ali que meu filho despertou a paixão pela sétima arte. É por isso que eu acho o evento importantíssimo. Ele desperta na criança a curiosidade e o gostar pelo cinema”, afirma Leila Nascimento.
Durante o festival há uma variedade de filmes nacionais e internacionais que abordam temas cotidianos de uma forma educativa. Essa seleção de filmes que muitas vezes estão fora do leque comercial agrada e fideliza o público.
Leila Floresta é professora e acompanha o FICI há 7 anos. Ela conta que é apaixonada por cinema e suas filhas também por isso, todos os anos ela faz questão de prestigiar o evento.
“Além de trazer minhas filhas, eu trago meus sobrinhos, vizinhos e quem mais eu puder. Acho que toda criança deveria ter a oportunidade de ter contato com o cinema e o FICI nos proporciona isso. É um evento mágico”, pontua Leila. 
Programação da próxima semana
O FICI continua até o próximo domingo, 23, com uma grande variedade de filmes. Até a próxima quinta-feira, 20, os alunos da rede pública de ensino vão poder participar do projeto “A Tela na Sala de Aula”. O projeto buscar levar cinema gratuito a milhares de crianças que dificilmente teriam essa oportunidade.
Para Deyse Rocha, o projeto "A Tela na Sala de Aula" vai muito além de só assistir ao filme. “O projeto “A Tela” é muito gratificante porque proporciona a milhares de crianças o primeiro contato com o cinema. Além disso, o projeto permite ao professor baixar um conteúdo pedagógico, através do site www.atelanasaladeaula.com.br, que leva o assunto do filme para debate em sala de aula ”, explica.
Novos Jovens - Na sexta-feira, 21, o FICI oferece as sessões especiais “Novos Jovens” e “Pequeno Jornalista”. Nas sessões “Novos Jovens”, a garotada é estimulada a debater temáticas que contribuam na sua formação de cidadão. Neste projeto o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), promove um bate-papo após a exibição, com a proposta de mostrar a riqueza cultural nacional através de excelentes produções brasileiras, feitos a partir de títulos consagrados da nossa literatura. A coordenadora pedagógica do Festival, Lilia Levy, que participa dos debates. As sessões do “Novos Jovem” acontecem na sexta-feira, 21, às 9h30, com o filme “O Escaravelho do diabo” e às 14h, como filme “O Menino do Espelho”.
Pequeno Jornalista - Outra sessão que estimula o conhecimento é a sessão “Pequeno Jornalista”, que contará com a exibição do filme Molly, a Monstrinha. As exibições acontecerão às 9h30 e às 14h.  Na ocasião, os pequenos contarão com a participação dos jornalistas Priscila Bittencourt e Danilo Mecenas e, com ele compartilharão a emoção do cinema e aprenderão a escrever uma crítica, uma resenha ou um artigo relacionado a uma produção cinematográfica.
Dublagem ao Vivo - Encerrando a programação com chave de ouro, oferecerá as sessões de “Dublagem ao Vivo”, que acontecem nas tardes do sábado e domingo aberto ao público, com meia entrada a R$ 10 para todos. Um dos programas mais concorridos do FICI, a sessão “Dublagem ao Vivo”, contará este ano com quatro produções. Enquanto o filme é exibido, a dublagem é feita por profissionais, em tempo real, dentro da sala de exibição, permitindo ao público acompanhar e conhecer de perto o trabalho dos dubladores. Uma oportunidade imperdível de conhecer os rostos por trás de vozes que tanto nos emocionam e nos remetem a personagens muito amados.  Participarão das sessões os dubladores Roberta Nogueira (atuou nos filmes Matrix Reloaded, Matrix Revolutions, Onde os Francos não têm Vez e Pulp Fiction, além das series Gossip Girl, Lei & Ordem e Dois Homens e Meio), André Brilhante.

Primeiro final de semana do FICI leva mais de 2 mil pessoas ao cinema (Imagem: Ivve Rodrigues/Assessoria do Evento)

Primeiro final de semana do FICI leva mais de 2 mil pessoas ao cinema (Imagem: Ivve Rodrigues/Assessoria do Evento)

Primeiro final de semana do FICI leva mais de 2 mil pessoas ao cinema (Imagem: Ivve Rodrigues/Assessoria do Evento)

Primeiro final de semana do FICI leva mais de 2 mil pessoas ao cinema (Imagem: Ivve Rodrigues/Assessoria do Evento)


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação