Como usar azulejos na decoração da casa?
Com uso decorativo que remete a tempos bastante antigos, os azulejos voltaram com tudo para o uso na decoração dos mais diversos ambientes

Uma das grandes tendências da decoração, os azulejos deixaram de vez o status de revestimento para cada vez mais compor ambientes com peças de cores, formatos e texturas diferentes. Versáteis, podem estar presentes tanto em ambientes externos como internos, seja em salas, banheiros ou cozinhas, por exemplo. Também são fáceis de manter, uma vez que são laváveis e de alta durabilidade.
Breve história do azulejo
Com nome de origem árabe, que significa “pedra polida”, eram peças de cerâmica feitas especificamente para decoração. Geralmente pintadas à mão, chegaram ao Brasil por meio dos portugueses, em decorrência da influência árabe, à época da expansão moura pela Península Ibérica. Logo, os azulejos portugueses ganharam fachadas de prédio e muita fama, devido ao requinte artístico que possuíam.
Um dos grandes trunfos do azulejo é também sua capacidade de dissipar o calor, motivo pelo qual fez tanto sucesso no Brasil. Definitivamente incorporado à nossa cultura, também foi alçado a patamares artísticos pelas mãos de muitos profissionais, como Paulo Rossi Osir e Athos Bulcão.
Dicas para utilizar os azulejos
Hoje, o azulejo voltou ao gosto arquitetônico e tem sido amplamente usado na decoração, muito embora ainda seja associado a banheiros e cozinhas, pela facilidade de limpeza e pela capacidade de suportar umidade, impedindo que esta penetre nas paredes. Contudo, na cozinha, é importante optar por azulejos lisos, pois, devido à gordura presente no ambiente, azulejos porosos ou com texturas tendem a dificultar a limpeza.
Logo, é importante pensar em qual tipo de azulejo utilizar em cada ambiente, de acordo com as suas características. Alguns modelos recriam determinados materiais, como madeira ou tijolos, por exemplo, podendo ser utilizados tanto em ambientes externos como na sala de estar. A combinação de vários tipos também é possível, desde que ornem entre si.
Via de regra, ambientes pequenos pedem azulejos de cores mais neutras e claras, pois elas trazem a sensação de um ambiente maior. Nada impede, porém, que os azulejos sejam estampados. Uma sugestão é compor azulejos mais claros com mais escuros para criar pontos de destaque no cômodo.
O contraste de texturas ou cores traz um visual moderno, principalmente quando pensado em conjunto com a composição e as cores dos móveis do recinto. No mais, essa não é uma regra. É possível brincar com tonalidades, seja entre os azulejos ou entre o revestimento e os móveis, por exemplo.
Peças grandes, sejam elas do formato que forem, devem compor ambientes grandes, e peças menores devem ser usadas preferencialmente também em ambientes menores, para não causar poluição visual. O azulejo também não precisa ocupar toda a parede – é possível azulejar até determinada altura e o restante da parede ser coberta com tinta.
No mais, os azulejos vêm em diversos formatos, tamanhos e formas. É interessante explorar as diferentes combinações, mesmo para os tradicionais azulejos para banheiro. Peças decorativas com texturas que recriam mármore dão um tom requintado para o ambiente.
Com ótimo custo-benefício, os azulejos estão em alta e são uma ótima opção para quem quer inovar na decoração da casa ou do escritório.