Aracaju (SE), 20 de janeiro de 2026
POR: Vira Comunicação
Fonte: Vira Comunicação
Em: 12/12/2024 às 16:53
Pub.: 18 de dezembro de 2024

Como incluir o macarrão em uma dieta saudável e prática? Confira os benefícios e dicas de consumo

Marcas da Selmi: Renata, Galo e Todeschini contribuem para uma alimentação saudável e rica em fibras

Macarrão com Tiras de Carne - Foto: Divulgação/Galo

O macarrão, um alimento básico em muitas dietas ao redor do mundo, possui uma série de benefícios e efeitos, que podem variar dependendo de como são consumidas e preparadas, mas representam uma opção saudável para atender as necessidades nutricionais de qualquer pessoa e estilo de vida.

Outro benefício é o fato de ser uma alimentação acessível, fácil de preparar e versátil, permitindo combinações com uma ampla variedade de ingredientes saudáveis como vegetais, proteínas magras e azeite de oliva, aumentando seu valor nutricional.

Para pessoas que praticam atividades físicas intensas, o macarrão pode ser uma excelente fonte de carboidratos para repor os estoques de glicogênio muscular após o exercício.

Embora não seja uma proteína completa, o macarrão contém uma boa quantidade de proteína vegetal, especialmente quando combinado com leguminosas ou produtos lácteos. 

Benefícios do macarrão integral Renata ou Galo

Quando feito de farinha integral, o macarrão oferece fibras, vitaminas e minerais, como ferro, magnésio e vitaminas do complexo B. As fibras são importantes para a saúde digestiva, ajudam a controlar os níveis de colesterol e promovem a sensação de saciedade.

Carboidratos complexos, como os encontrados no macarrão integral, liberam glicose lentamente na corrente sanguínea, fornecendo energia de forma constante e evitando picos de açúcar no sangue.

O macarrão integral tem uma maior quantidade de fibras, o que pode ajudar a controlar o apetite e melhorar a saciedade, contribuindo para a manutenção de um peso saudável. É recomendado o consumo diário de 3 a 5 porções de grãos integrais, o que equivale a 1/3 do prato, ou 90 gramas de massa.

"O macarrão, especialmente o integral, é uma excelente opção para quem busca praticidade e sabor, mas também é uma alimentação mais equilibrada e nutritiva. Na Selmi, com nossas marcas Renata, Galo e Todeschini, trabalhamos constantemente para oferecer produtos que atendam às necessidades de nossos consumidores, contribuindo para uma dieta saudável e rica em fibras, vitaminas e minerais", afirma Davi Nogueira, engenheiro de alimentos do Pastifício Selmi.

Opções veggie protein e sem glúten Renata

O macarrão veggie protein e a opção sem glúten da Renata são excelentes para quem busca uma alimentação mais saudável ou tem restrições alimentares, como a intolerância ao glúten. O veggie protein é feito com ingredientes naturais, como farinhas de leguminosas e vegetais, sendo rico em proteínas vegetais, o que o torna ideal para veganos, vegetarianos ou quem deseja aumentar a ingestão proteica. Já a versão sem glúten é produzida com farinhas alternativas, como arroz ou milho, garantindo leveza e segurança para celíacos ou intolerantes. Ambos são práticos, saborosos e oferecem mais nutrientes e versatilidade para as refeições do dia a dia.

Segundo Davi Nogueira, o macarrão veggie protein e sem glúten da Renata foram desenvolvidos com o objetivo de atender à crescente demanda por produtos mais saudáveis, inclusivos e alinhados às novas tendências alimentares. “Nosso foco está em oferecer um alimento que combine sabor, qualidade e funcionalidade, utilizando ingredientes cuidadosamente selecionados, como farinhas de leguminosas e vegetais, que proporcionam uma experiência nutricional completa. Além disso, buscamos garantir que as pessoas com restrições alimentares, como intolerância ao glúten, possam desfrutar de uma refeição deliciosa, prática e rica em nutrientes”, finaliza.

Dicas para consumir macarrão de forma saudável

  • Atenção ao tamanho das porções: evite exageros e tenha porções controladas.
  • Combine com ingredientes saudáveis: acrescente vegetais, legumes, peixes ou frango grelhado para aumentar o valor nutricional da refeição.
  • Evite molhos gordurosos: prefira molhos à base de tomate, pesto ou azeite de oliva, que são mais leves.


Notícias Indicadas

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação