Cartão Sicredi Empresarial 970x250
Aracaju (SE), 25 de dezembro de 2024
POR: Tharciana Miranda
Fonte: Conversion
Em: 20/12/2024 às 11:33
Pub.: 20 de dezembro de 2024

Receitas clássicas de Natal: tradição e sabor nas ceias festivas

De tender a pavê, descubra os pratos que marcam a celebração do Natal ao redor do mundo, trazendo sabores e memórias que atravessam gerações

Ceia de Natal - Foto: Pexels

O Natal é uma época especial do ano que envolve momentos de celebração, união e, claro, gastronomia. Em diversas partes do mundo, as ceias natalinas são marcadas por pratos recheados de tradição, que passam de geração para geração, carregando consigo memórias e sabores que definem a festividade.

Tender de Natal
Um prato clássico da ceia natalina é o tender, uma carne de porco que, geralmente, é cozida ou assada com uma cobertura adocicada. O tender, em sua forma mais tradicional, é preparado com uma camada de glacê de mel, açúcar mascavo e mostarda, que formam uma crosta caramelizada quando assado. 

A carne de porco tem sido consumida no Natal desde a Idade Média, simbolizando prosperidade e fartura. Essa combinação de doce e salgado é uma das grandes atrações do prato. O tender pode ser fatiado e servido de diversas maneiras, mas uma sugestão para deixar o prato ainda mais festivo é decorar como fatias com cravos-da-índia e enfeitar com fatias de abacaxi ou laranja.

Bacalhau à Brás
O bacalhau é um prato presente em muitas mesas natalinas, especialmente em Portugal e em diversas regiões do Brasil. Estima-se que o bacalhau esteja presente na ceia de Natal de cerca de 60% das famílias portuguesas, sendo uma tradição que remonta ao século XIX. Uma das receitas mais tradicionais é o bacalhau à Brás. 

Para preparar, o bacalhau deve ser dessalgado com antecedência, sendo importante deixá-lo de molho por pelo menos 24 horas, trocando a água várias vezes para garantir que o sal seja retirado. Em seguida, é só desfiá-lo e refogá-lo com cebola e azeite, antes de adicionar as batatas e os ovos. O prato é servido como uma espécie de torta, com uma camada dourada por cima.

Rabanada
Nenhuma ceia de Natal estaria completa sem a famosa rabanada, uma sobremesa deliciosa e reconfortante que, com certeza, faz parte da memória afetiva de muitos. A rabanada é feita com fatias de pão amanhecido, que são mergulhadas em uma mistura de leite, ovos e açúcar e, depois, fritas até ficarem douradas e crocantes. 

Após a fritura, as rabanadas são polvilhadas com açúcar e canela, criando um contraste perfeito entre o doce e o sabor característico da fritura. Estima-se que cerca de 50% das famílias brasileiras incluem a rabanada em sua ceia de Natal. 

Embora sua origem seja ligada a pratos de aproveitamento de pão antigo, a rabanada se tornou uma tradição no Natal, especialmente no Brasil. É possível variar a receita, adicionando recheios de chocolate ou doce de leite, ou até mesmo fazer versões salgadas, mais leves. O importante é que essa iguaria tenha sempre um sabor aconchegante e nostálgico.

Pavê
O pavê é uma sobremesa gelada garantida em muitas ceias de Natal. A sua base é formada por camadas de biscoitos, creme e, por vezes, frutas ou chocolate. A origem do pavê remonta à França, onde é conhecido desde o século XVIII, mas foi popularizado no Brasil durante o século XX. 

O pavê tem muitas variações, mas a receita clássica leva creme de leite, leite condensado, chocolate em pó e biscoitos maisena. Essas camadas são montadas e deixadas na geladeira para que o creme ganhe a consistência desejada. 

Além de ser delicioso, o pavê é um prato fácil de fazer e pode ser preparado com antecedência, facilitando o trabalho na hora da ceia. O pavê também pode ser incrementado com frutas cristalizadas, que agregam sabor e um toque de cor à sobremesa, tornando-a ainda mais atrativa para os convidados.

Peru assado
O peru assado é um dos pratos mais emblemáticos da ceia de Natal, especialmente em países como Estados Unidos, Brasil e outros da América Latina. A ave, que é grande e suculenta, é preparada de diferentes maneiras, mas a mais tradicional envolve marinada com temperos. 

Estima-se que mais de 50% das famílias brasileiras e norte-americanas incluem o peru assado em sua ceia de Natal. O peru de Natal é geralmente acompanhado de farofa, arroz de Natal e, claro, um bom molho à base de vinho ou de frutas, que pode ser servido como acompanhamento. 

Se a ideia é criar uma ceia inesquecível, essas receitas clássicas são uma excelente maneira de começar.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação