Aracaju (SE), 02 de abril de 2025
POR: Press à Porter
Fonte: Press à Porter
Em: 19/03/2025 às 12:16
Pub.: 20 de março de 2025

Dia do Pão Francês: M. Dias Branco esclarece três mitos para os profissionais do alimento

Entenda, de forma técnica, os atributos do queridinho nacional, que recebe um dia só para ele: 21 de março

Pão francês - Foto: Divulgação

Pão francês é uma das coisas que não podem faltar na mesa dos brasileiros. Pão francês, pão de sal, cacetinho, carioquinha, careca, não importa a região do país, o alimento é definitivamente o queridinho nacional. Seja no café da manhã, com aroma de pão fresquinho, ou em qualquer outro momento do dia, com manteiga, geleia, ovo e o que mais der vontade, o alimento se destaca pela versatilidade e crocância. Não à toa, há um dia no calendário dedicado a ele: em 21 de março é celebrado o Dia do Pão Francês.

Para investir na data e oferecer o melhor do pão francês, a M. Dias Branco esclarece três mitos sobre o alimento, cujo modo de preparo ideal deve contar com uma farinha de trigo levinha, soltinha e branquinha para ser saboreado em sua totalidade.

1- Por serem feitos com farinha branca, o valor nutricional do pão francês é o mesmo que do pão de forma.

Mito. A comparação entre pão de forma e pão francês depende de diversos fatores, entre eles, o uso da farinha refinada na composição, índice glicêmico, teor calórico e outros ingredientes adicionais utilizados nas receitas.

De forma geral, o pão francês é feito com menos ingredientes (farinha, água, fermento e sal), podendo ser considerado uma opção "mais simples" em termos de processamento.

2- O pão sem glúten é mais saudável.

Mito. Um rótulo “sem glúten” não traz garantia de saúde. Inclusive, as alternativas sem glúten podem até trazer maiores níveis de açúcar. O glúten é uma proteína presente também em outros cereais como o centeio, o malte e a cevada. Essa proteína é composta por duas substâncias que ajudam as massas crescerem e ficarem macias.

O glúten dá aos pães a sua forma mais fofa. Sendo assim, quando esse componente é retirado da receita, muitas vezes há a substituição por aditivos que criam uma textura similar, além de açúcar ou gordura para alcançar o sabor desejado.

3 - O pão francês deve ser excluído da dieta para emagrecimento.

Mito. O emagrecimento depende do balanço calórico geral e não da exclusão de alimentos específicos e isolados. O pão francês pode ser parte de uma dieta saudável, desde que consumido com consciência e como parte de um plano alimentar equilibrado.

Mas afinal, quais são as características de um pão francês ideal?

Casca crocante, miolo macio, aroma, formato e sabor são alguns dos atributos que destacam a qualidade do pão francês.

Para alcançar essas características, a melhor farinha é aquela obtida a partir de trigos de teor médio de proteína, com boa tolerância a processos de fermentação prolongados.

A M. Dias Branco conta com um portfólio completo de farinhas de trigo que garantem a melhor produção e entrega do pão francês. São elas: Medalha de Ouro, Medalha de Ouro Extra Clara, Adorita, Do Padeiro e Monarca.

A Companhia oferece ainda a opção de mistura pronta, criada especialmente para facilitar o preparo do alimento. Com ela, é possível economizar tempo e garantir consistência no resultado final, sem abrir mão da qualidade. Desenvolvida com trigos de alta qualidade e formulação especial, a Finna Mix proporciona pães leves, bem estruturados e com o padrão ideal que os consumidores esperam. Saiba mais em https://mdiasbranco.com.br/marcas/


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação