FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 05 de novembro de 2025
POR: Tarcísio Matos
Fonte: Tarcísio Matos
Em: 05/11/2025
Pub.: 05 de novembro de 2025

Pré Caju com Direitos: Como Aparecida Matos pode ajudar a transformar uma festa carnavalesca, em uma Festa Para Todos! :: Por Tarcísio Matos

Tarcísio Matos*

Tarcísio Matos - Foto: Arquivo pessoal

A festa do Pré-Caju é pura energia, com música que contagia e uma multidão em festa! Mas, para algumas pessoas, a alegria pode ter barreiras invisíveis – ou bem visíveis. Aparecida Matos, nossa foliã fictícia que usa cadeira de rodas, chegou cheia de expectativas, pronta para cair na folia. Mas a realidade logo se impôs: barracas sem rampa, banheiros longe e sem qualquer adaptação, e informações do evento que não chegavam a todos, sem Libras para a comunidade surda ou áudio descrição para pessoas com deficiência visual. Para ela, e para tantos outros, a festa não estava preparada, e o direito de se divertir acabava sendo um privilégio para poucos. Aparecida sentiu que era hora de fazer a diferença, não só por ela, mas por todos.

Aparecida Matos sabia que a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) é clara: ela fala do "Desenho Universal" – que é pensar em tudo para todos – e garante que todo mundo tem direito à festa, à cultura e à acessibilidade. Em vez de apenas reclamar, ela resolveu agir com estratégia! 

Com calma, mas com firmeza e clareza, Aparecida Matos procurou os organizadores. Não foi uma bronca, mas um diálogo construtivo. Ela explicou direitinho como as barreiras físicas e de comunicação atrapalhavam a experiência de pessoas com deficiência, apresentando não só os problemas, mas também soluções práticas e viáveis para que o Pré-Caju pudesse ser, de verdade, uma festa para todos, sem exceção. Sua abordagem focada em colaboração foi a chave.

E o papo de Aparecida Matos fez toda a diferença! Os organizadores, que se mostraram abertos e receptivos às sugestões, agiram rapidamente. Em tempo recorde, rampas de acesso foram instaladas em pontos estratégicos, facilitando a chegada às barracas, aos palcos e aos principais pontos de encontro. Começaram a distribuir informações sobre o evento em formatos mais acessíveis, com QR Codes que levavam a áudios descritivos, mapas em letras maiores e até a presença de intérpretes de Libras em áreas chave. E o melhor: a equipe de apoio passou por um treinamento rápido e eficaz para saber como auxiliar melhor as pessoas com deficiência, garantindo um atendimento mais humano e eficiente. Era emocionante ver a festa se transformando em um espaço de acolhimento!

No dia seguinte, quando Aparecida voltou, o Pré-Caju já tinha outra cara, um novo coração. Ela viu as rampas bem sinalizadas, a equipe atenta e um espaço de apoio dedicado, onde todos se sentiam bem-vindos. Sentiu uma alegria imensa e a certeza de que sua voz tinha sido ouvida e que sua atitude tinha mudado a festa para melhor, não só para ela, mas para tantos outros foliões que agora podiam pular, dançar e aproveitar sem perrengues ou preocupações. 

A história de Aparecida Matos é um baita lembrete de que um só gesto, quando feito com propósito e inteligência, pode abrir caminhos e transformar um evento inteiro. 

Que o Pré-Caju de Aparecida Matos inspire outras festas a serem cada vez mais inclusivas e memoráveis para todos!

Valeu, Valeu!!!

*Sócio do TMatos Advogados Associados, Advogado Militante, Professor de Graduação e de Pós Graduação, Cursou Mestrado e Doutorado na UNLZ.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação