Fundat e Senai iniciam os cursos na carreta gastronômica com 30 alunos por turma
A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) deram início, nesta terça-feira, 30, aos cursos de salgados de lanchonete, no turno da manhã, e confeitaria artesanal, no turno da tarde. As atividades estão sendo realizadas na carreta gastronômica do Senai, instalada na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Cleia Maria Brandão, no bairro Coroa do Meio, em Aracaju, com o objetivo de capacitar profissionais na área da gastronomia e incentivar a inserção no mercado de trabalho.
A instrutora, Thaís Barbosa, destacou a importância de o estudante compreender e absorver o conteúdo. “A expectativa é que os alunos aprendam e possam transformar esse conhecimento em renda. O objetivo da parceria é que os alunos se tornem cada vez mais qualificados, produzindo itens de qualidade, sabendo precificar e utilizando os ingredientes corretamente, conquistando mais espaço no mercado.”
A aluna Juliette França, ressalta a procura pelo curso e comenta sobre a experiência até o momento. “É um curso muito requisitado, e graças à Fundat temos a oportunidade de aprender cada vez mais. Podemos aplicar o que aprendemos, tanto em casa para nossos filhos quanto para venda, e também compartilhar esse conhecimento com outras pessoas. Até agora está sendo maravilhoso: a explicação é clara, os profissionais ensinam muito bem".
A parceria entre a Fundat e o Senai integra um termo de cooperação voltado à ampliação da qualificação profissional na cidade. Nesta primeira etapa, 30 participantes foram inscritos em cada turma e terão três dias de aulas intensivas, com certificação garantida ao final. Além das formações gastronômicas, a iniciativa prevê novos cursos nas próximas semanas, como gesseiro de obras e instalador hidráulico predial, ampliando oportunidades de aprendizado e vaga no mercado de trabalho.