Lula x Dilma - Amorim x Machado - JAF - PMA: batendo cabeças - PT - Laércio Oliveira - Edvaldo - SSP
Política, Etc. & Tal :: Por José Lima Santana
José Lima Santana(*) - jlsantana@bol.com.br
José Lima Santana - Foto: ClickSergipe
Se for verdade o que a imprensa nacional tem divulgado nos últimos dias, o ex-presidente Lula quer afastar-se de sua pupila, Dilma Rousseff, ou quer vê-la torrada? Primeiro, ele teria dito que a presidente está no volume morto. Segundo, que ela deve ir às ruas, ouvir o povo, ao invés de ficar mandando recados pela televisão. Ora, se ela for às ruas, vai ser vaiada, xingada etc., por muita gente. A presidente precisa recuperar a governabilidade, que, em parte, está nas mãos de Renan Calheiros e Eduardo Cunha. Basta ver o que eles estão fazendo nas duas Casas Legislativas, Senado e Câmara. Tome-se como exemplo a aprovação, no Senado, da majoração dos vencimentos do pessoal do Poder Judiciário. Por que fizeram isso? Para Dilma vetar e se ferrar diante dos servidores. ALIADOS BONZINHOS!!!
O que Dilma ainda não aprendeu, ou parece não ter aprendido, é que não há vacância de poder. Ou ela assume a governabilidade no seu todo, ou eles vão continuar fazendo o que bem quiserem e entenderem. Enquanto isso, ela fica preocupada com a grande conquista brasileira da mandioca. Faça-me o favor, presidente!!!
Amorim x Machado
Machado, o vice-prefeito de Aracaju, tomou o ninho tucano de Albano Franco. Foram penas para lá, foram penas para cá, e o PSDB sergipano ficou, em 2011, com José Carlos Machado, com a intervenção de João Alves Filho junto ao ninho federal dos emplumados de bicos grandes. Agora, com penas para lá e para cá, Eduardo Amorim tomou o ninho tucano de Machado. O vice-prefeito está sem ninho. E estará sem árvore onde instalar outro ninho? Danou-se!
Amorim é senador e precisa de um partido com maior envergadura nacional para lançar-se candidato ao Governo do Estado, em 2018. E, claro, para tentar superar a frustração de seus seguidores, que o tinham, no ano passado, como imbatível. Porém, o que se viu foi Jackson Barreto botar Amorim no bolso, na televisão, nos palanques e nas ruas. A diferença de votos superou de longe as duas vitórias de Marcelo Déda, que Deus o tenha, contra João Alves, em 2006 e 2010.
Federação partidária
A força eleitoral que o bloco dos irmãos Amorim não mostrou nas urnas, na eleição para governador, não é a mesma força que o bloco exibe em termos partidários. O bloco tem uma verdadeira “federação de partidos”. Engrossada, agora, com o partido tucano.
João Alves emparedado pelo bloco dos irmãos Amorim
Se João Alves Filho quiser o apoio dos novos tucanos sergipanos à sua reeleição, no ano que vem, não terá Machado como companheiro de chapa. Foi o que disse o deputado federal André Moura, falando, obviamente, em nome do bloco. Logo, João está emparedado. Segura essa, João!
Política é assim mesmo. Os irmãos Amorim não estão errados. Cada agrupamento busca garantir seus interesses.
Vice será um tucano de plumagem nova
Para os novos tucanos sergipanos, o vice de João, se ele receber o apoio do ninho dos pássaros de bicos compridos, deverá ser um tucano de plumagem nova. Machado é ave de plumagem velha. Está fora do páreo.
Teme que João seja candidato em 2018?
Ao que parece, o novo ninho tucano teme que João queira sair candidato ao governo do estado, em 2018. Mas, tendo ao seu lado um vice do novo ninho tucano, ou seja, um tucano amorinista, João não sairia candidato, deixando a porta aberta para o senador Amorim. É isso mesmo?
Laércio Oliveira com João Alves
Do bloco liderado pelos irmãos Amorim, pelo menos um de seus membros, o deputado federal Laércio Oliveira, já se pronunciou a favor da reeleição de João Alves. Racha no bloco? Diz o deputado que não pensa nisso, para 2018.
Prefeitura de Aracaju: batendo cabeças
Acorda João! Será que eu preciso dizer isso mais uma vez? Já o disse várias vezes. Parte do pessoal do prefeito de Aracaju parece que está tapando suas ventas com folhas, como se diz lá nas Dores, minha querida terra natal. Não é que, pessoalmente, eu tenha nada a ver com isso, mas sou cidadão e pago impostos nesta cidade.
A onda de reclamações contra a falta de obras, ou paralisação de algumas delas, e de serviços na capital é gritante. Será que o pessoal da Prefeitura de Aracaju não ouve rádio? É claro que ouve! Será que as pessoas que ligam para os programas matinais estão brincando, ou são “ratos de rádio” a serviço dos opositores de João? Poxa!
João bote a casa em ordem! Chame seus auxiliares diretos. Mande colocar as cartas na mesa. Quem é que está atrapalhando quem? Se é que isso está acontecendo... Quem não está atuando de forma correta? Falta dinheiro? Eu sei que as burras da PMA, como as de muitas outras Prefeituras e dos Estados, não andam cheias. Porém, não é possível, se for o caso, fazer um cronograma de desembolso mensal para suprir minimamente as demandas dos diversos órgãos e entidades municipais? E o feijão com arroz que toda administração faz, e que tanto bem faz ao povo e ao administrador, não está sendo feito a contento? Para alguns da PMA, sim. Para os ouvintes dos programas de rádio, não. O que é isso, cara?
Muita gente diz que está desconhecendo João Alves Filho. Mas há quem diga que dele não se pode esperar mais nada. É isto ou é aquilo, João? O povo está aguardando o ano que vêm. Arre égua!
O desagravo do PT
O PT (SE) emitiu uma nota de desagravo em favor da deputada estadual Ana Lúcia. Diz a nota que a deputada sofreu “porradas” da imprensa local, especialmente por causa da greve dos professores da rede estadual. Não entendi. Afinal, a deputada não estava em greve. Estava trabalhando na Casa do Povo. Sei lá... Tem cada uma neste Estado...!
Edvaldo Nogueira prega união
O ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, prega a união do bloco oposicionista ao prefeito João Alves Filho. Mas essa união é em torno dele ou de qualquer candidato que o bloco, se vier a marchar junto, escolher? Dizem setores da imprensa que o ex-prefeito poderá receber o apoio de Jackson Barreto ou de Eduardo Amorim. Então, Edvaldo está em cima do muro, podendo pender para lá ou para cá? Vôte!
Basta ler a entrevista que Edvaldo concedeu ao Jornal da Cidade, edição deste domingo. Ele está claramente propenso a ser candidato de qualquer jeito. União? A favor dele.
Na internet, alguém, comentando a entrevista do ex-prefeito, disse: “Entre João e Edvaldo, eu prefiro votar no Batman”. Ufa!
Segurança Pública
Arrombamentos e tentativa de arrombamento de caixas eletrônicos em Arauá, na sexta-feira, dia 3, em Japaratuba, no sábado, dia 4, e em Capela, na madrugada desta segunda-feira, dia 6, além de assalto contra uma agência bancária no Parque dos Faróis, na manhã de hoje. Ainda na manhã de hoje, uma chacina na Coroa do Meio tirou as vidas de três pessoas, um homem e duas mulheres. Afora os casos corriqueiros de violência do dia a dia. A SSP tem problemas demais. Enfrentá-los é preciso. O povo espera por isso.
As notas e comentários publicadas nesta coluna são de responsabilidade integral do seu autor e não representam necessariamente a opinião deste site.
(*) Advogado. Mestre em Direito. Professor do Curso de Direito da UFS. Membro da Academia Sergipana de Letras e do IHGSE.
jlsantana@bol.com.br