FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 21 de outubro de 2025
POR: Assessoria Georgeo Passos
Fonte: Assessoria Georgeo Passos
Em: 11/05/2023 às 11:16
Pub.: 11 de maio de 2023

Georgeo Passos entra com ações na Justiça contra PSSs do Estado

Georgeo Passos entra com ações na Justiça contra PSSs do Estado - Foto: Joel Luiz | Alese

Georgeo Passos entra com ações na Justiça contra PSSs do Estado - Foto: Joel Luiz | Alese

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) ingressou com uma ação na Justiça pedindo a suspensão dos Processos Seletivos Simplificados (PSS) que o Governo do Estado lançou para as áreas de saúde e educação. Segundo o parlamentar, o Executivo não pode criar cargos e fazer seleções sem a realização de concursos públicos.  

 O PSS mais recente foi anunciado para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) objetivando a contratação de profissionais que desejam atuar na Rede Estadual de Saúde e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). São mais de 50 especialidades, sendo que os contratados deverão atuar no prazo de um ano.

O Governo também lançou um edital para a realização de Processo Seletivo Simplificado para a área de educação com o intuito de contratar psicólogos e assistentes sociais. no âmbito do Programa Acolher. São disponibilizadas 95 vagas, 60 das quais são para psicólogos e 35 vagas para assistentes sociais, além de cadastro reserva.

A ação de Georgeo busca barrar esses PSSs com a justificativa de que esse não é o caminho para a contratação de profissionais para o serviço público. “Vários cargos estão sendo criados com esse processo. Mas sabemos que o correto é que seja realizado concurso público e que os cargos sejam criados através de Lei específica”, explicou o deputado.  

A ação está sendo analisada pelo Poder Judiciário. Caso seja concedida a liminar, o Governo não poderá dar andamento na seleção da saúde, além de não poder realizar o PSS da educação. Georgeo acredita que esse seja um caminho para conscientizar o Executivo para a realização de concursos em vez do emprego através de contratos temporários.  

“Sabemos das carências em várias áreas, que necessitam de mão-de-obra. Mas, é preciso fazer o trâmite correto, e não encher o Estado de trabalhadores temporários. Esperamos que o governador Mitidieri se sensibilize, envie para a Assembleia e Lei com a criação de cargos e troque os PSSs por concursos públicos”, finalizou Georgeo.


Notícias Indicadas

VÍDEO: Passageira e condutor morrem após carro atropelar motocicleta em Itabaiana

Motorista de caminhão morre após veículo capotar na BR-101em Estância

Jovem desaparece nas águas da Praia do Jatobá, na Barra dos Coqueiros

Vídeo vazado, término de noivado e sogro na mira da polícia: veja cronologia do caso do padre flagrado com mulher de fiel

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Conheça Sergipe: confira dados geográficos e econômicos de todos os municípios sergipanos

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação