Aracaju (SE), 14 de janeiro de 2026
POR: Gabriela Ruddy
Fonte: Agência Eixos
Em: 14/01/2026 às 07:00
Pub.: 14 de janeiro de 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Irã, Venezuela e Rússia são supridores de ureia para o Brasil

Fábrica de fertilizantes nitrogenados da Petrobras - Foto: Petrobras/Divulgação

A Petrobras retomou a produção de fertilizantes no Nordeste, depois de mais de dois anos de interrupção. O retorno das operações em Sergipe e na Bahia era esperado para o fim de 2025 e acabou coincidindo com um momento de risco no suprimento internacional desses produtos. 

  • Três grandes fornecedores de ureia para o Brasil vivem situações políticas tensas: Irã, Rússia e Venezuela. Ao todo, foram mais de 1,87 bilhão de toneladas de ureia importadas desses países em 2025. 
  • Juntos, os três países responderam por 24% das importações de ureia brasileiras no ano passado, segundo dados da balança comercial divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O aumento na produção nacional reduz a fragilidade brasileira, num contexto de crescentes tensões geopolíticas

  • Irã vive uma onda de protestos contra o atual governo, que já deixaram mais de 2 mil mortos (CNN)
  • Os Estados Unidos, inclusive, anunciaram uma tarifa adicional de 25% a produtos de países que seguirem fazendo negócios com o Irã em meio aos protestos. (G1)
  • Venezuela foi invadida pelos Estados Unidos no começo de janeiro e o presidente Donald Trump vem indicando que a produção do país passará a ser controlada por empresas estadunidenses, mas ainda não há clareza sobre os próximos passos.
  • Rússia segue em guerra desde 2022, após a invasão à Ucrânia. 

A Petrobras estima que pode suprir metade da demanda brasileira de ureia e até 9% do consumo nacional total de fertilizantes. 

  • O tema é sensível para o agronegócio, que importa a maior parte dos fertilizantes nitrogenados que consome. 
  • Os riscos já estavam no radar do mercado, sobretudo com as questões geopolíticas envolvendo a Rússia e o Irã nos últimos anos. 
  • Além da garantia do suprimento, também há uma expectativa de que o retorno da Petrobras aos fertilizantes garanta disponibilidade do produto no mercado nacional a preços competitivos e, assim, ajude a reduzir fraudes, no caso do Arla 32.
  • Ainda assim, a produção doméstica ajuda, mas não assegura proteção total contra repiques nos preços internacionais, que podem ser repassados pela Petrobras.

A produção nas fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe ocorre depois de um longo processo de devolução das plantas, que foram arrendadas à Unigel em 2019

  • Segundo a estatal, a fábrica sergipana começou a produzir amônia em dezembro e, na semana passada, passou a fabricar também a ureia. 
  • Já a unidade baiana está em fase de comissionamento de partida, com expectativa de início da produção de ureia até o fim de janeiro.

O retorno da estatal ao mercado de fertilizantes foi uma das promessas de campanha do presidente Lula (PT), depois que a empresa deixou esse mercado para focar na exploração e produção de petróleo e gás, durante os governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL)

  • A retomada inclui ainda a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3), no Mato Grosso do Sul, e a Araucária Nitrogenados (Ansa), no Paraná.

Confira matéria completa em Agência Eixos


Notícias Indicadas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Prefeitura mantém IPTU congelado em 2026 e publica calendário oficial de pagamento

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Clínica de saúde ComfortClin amplia oferta de serviços e lança check-up acessível em Aracaju

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação