Aracaju (SE), 05 de abril de 2025
POR: Tharciana Miranda
Fonte: Conversion
Em: 04/04/2025 às 12:13
Pub.: 04 de abril de 2025

Qual é a diferença entre muay thai e kickboxing?

As lutas estão em alta no mercado esportivo

Luta - Foto: Pexels

De acordo com pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, a procura dos brasileiros por práticas de lutas e artes marciais cresceu muito nos últimos dez anos. Nesse leque, diversas modalidades surgem, e duas estão sendo cada vez mais difundidas: muay thai e kickboxing.

Mesmo que alguns fundamentos sejam parecidos e conversem entre si, existem distinções claras entre os dois lados. 

Diferenças entre muay thai e kickboxing

O muay thai é um estilo de luta oriundo da Tailândia. Conhecido como “arte das oito armas”, preza muito pelo uso dos punhos. Mas, além disso, tem fundamentos com braços, cotovelos, joelhos e canelas. Visto como uma arte marcial secular, preza muito por força, resistência e agilidade, como forma de trazer um forte repertório de golpes e os chamados clinches, que funcionam como agarrões e golpes curtos.

O contato é muito intenso. No Brasil, existem diversas competições e campeonatos ligados ao muay thai, além de um forte crescimento de academias especializadas.

Por outro lado, o kickboxing tem origem japonesa. Uma das principais diferenças é que o muay thai é visto como uma arte marcial secular, enquanto o kickboxing é uma arte mais moderna. Criada perto dos anos 60, muitos enxergam como uma evolução do karatê.

Os treinos costumam ser intensos, mas muito recomendados para quem está em processo de emagrecimento e busca uma atividade que, além de gastar muita energia e calorias, também ajuda no processo de condicionamento físico.

Mas, diferentemente do muay thai, o nível competitivo é um pouco maior. Para quem busca somente uma atividade, geralmente, a opção japonesa é a mais buscada.

Entretanto, algo é certo: as duas oferecem um bom desenvolvimento corporal, tanto físico quanto de consciência, além de ajudarem em quesitos de autodefesa e até mesmo de saúde mental, como forma de controle de estresse e ansiedade. 

Como começar a praticar?

Após escolher a prática e analisar o que mais se encaixa no estilo e nos objetivos da pessoa, independentemente se for muay thai ou kickboxing, o primeiro passo é buscar academias e profissionais que sejam capacitados para iniciantes.

O uso de equipamentos específicos também é muito comum ao se tratar de lutas. A luva de kickboxing, por exemplo, ajuda na manutenção da técnica e na densidade dos treinos.

No muay thai, também existem equipamentos e até mesmo vestimentas que são importantes para a prática – basta entender quais são as exigências do professor em questão. Além da segurança, é um ponto essencial para o desenvolvimento do esporte.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação