Revista amplia divulgação de pesquisas científicas com linguagem acessível
A publicação virtual gratuita é produzida por editora da Unit e transforma pesquisas acadêmicas em conteúdo acessível para o grande público

Uma das maiores preocupações da comunidade científica na atualidade é fazer com que seus conhecimentos e trabalhos de pesquisa e inovação sejam mais conhecidos e compreendidos pelo grande público, principalmente pelos impactos que esse conhecimento traz para a sociedade. Um dos caminhos neste sentido foi trilhado pela Editora Universitária Tiradentes (Edunit): desde 2022, ela edita e publica a Revista Acadêmica de Divulgação Científica (ReAD), a partir de materiais produzidos por estudantes, professores e pesquisadores dos programas de pós-graduação da Universidade Tiradentes (Unit) e de outras instituições voltadas à divulgação da ciência.
A publicação é semestral, isto é, com uma edição a cada seis meses, e pode ser baixada gratuitamente pelo site da Edunit (www.editoratiradentes.com.br/
A revista foi criada durante as atividades de uma disciplina ministrada para os alunos dos programas de pós-graduação da Unit, na qual os fundamentos da divulgação científica são abordados. De acordo com a professora Cristiane de Magalhães Porto, diretora da Edunit e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED), a ReAD se propõe a divulgar os artigos e relatos sobre as pesquisas científicas, mas com uma linguagem mais simples, ampla e acessível à sociedade em geral.
“A divulgação científica é o conjunto de práticas que buscam tornar o conhecimento científico acessível e compreensível para públicos não especializados. Seu objetivo é traduzir, interpretar e comunicar resultados de pesquisas, conceitos, métodos e descobertas de maneira clara, atraente e socialmente relevante”, explica Cristiane, acrescentando que os artigos selecionados devem se manter fiéis aos assuntos do mundo científico e ao rigor técnico exigido nas pesquisas, mas sempre com a preocupação de que tais assuntos sejam melhor compreendidos pelo grande público. “A linguagem utilizada busca ser próxima das redes sociais, breve e apropriando-se de elementos informais para estimular o contato com produções científicas mais elaboradas”, detalha.
Os artigos enviados por alunos, professores e pesquisadores englobam as áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais e Ciências Humanas. Eles são selecionados a partir de uma análise das editoras de conteúdo e de uma comissão editorial, formada por professores da Unit, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e de outras instituições de ensino e pesquisa pelo Brasil, a exemplo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP) e das federais de Pernambuco (UFPE), Bahia (UFBA), Paraná (UFPR) e São Carlos (UFSCar/SP).
Entre as regras exigidas para a publicação de artigos na ReAD, estão a inclusão de até três autores; o uso de apenas três referências em cada texto, conforme o padrão da norma ABNT-NBR-6023-2018; a inclusão de fotos, gráficos e imagens relacionadas ao assunto do texto; e o uso de “linguagem leve, descomplicada e acessível”, sem alterar os dados da pesquisa, mas apresentando-os com discurso mais leve e menos técnico.
Há estudos em andamento para que, a partir de 2026, a ReAD se torne quadrimestral, ou seja publicada a cada quatro meses. Também está previsto o lançamento de números especiais temáticos. Todas as outras edições da Revista Acadêmica de Divulgação Científica (ReAD) também podem ser lidas e baixadas gratuitamente.
Canais virtuais
A Edunit dispõe ainda de dois canais exclusivos para oferecer ao público as suas publicações impressas em livros físicos e em e-books (arquivos digitais). São espaços que contribuem ainda mais com a difusão do conhecimento por meio de publicações relacionadas à educação e à cultura. Um deles é o Catálogo de Publicações, com 14 e-books gratuitos que podem ser baixados livremente em PDF.
O outro é a Loja Virtual, onde o interessado pode encontrar um total de 26 títulos à venda, em áreas de conhecimento como educação, comunicação, tecnologia, meio ambiente, saúde, direito, história, ciências sociais e ciências exatas, entre outros. São livros editados e publicados pela própria Edunit e por outras editoras filiadas à Abeu (Associação Brasileira de Editoras Universitárias). Para comprar, o usuário pode fazer um cadastro no site, escolher os produtos e fazer o pagamento por pix ou cartão de crédito.
O site da editora está passando por um processo de reformulação, mas a previsão é de que, em breve, outras publicações virtuais e físicas estejam incluídas nos catálogos. Pelo menos dois títulos novos estão em fase de avaliação externa e aguardam a liberação para publicação. Além do site https://www.editoratiradentes.