Aracaju (SE), 09 de janeiro de 2026
POR: Habacuque Villacorte
Fonte: Panorama Sergipe
Em: 07/01/2026 às 08:16
Pub.: 07 de janeiro de 2026

Disputa pela presidência da Alese já é discutida nos bastidores da política :: Por Habacuque Villacorte

Antecipação feita por Fábio Mitidieri elevou as discussões com dois nomes despontando

Cristiano Cavalcante, Fábio Mitidieri e Jorginho Araújo - Foto: Reprodução | Panorama Sergipe

São inúmeros os desdobramentos nos bastidores do mundo político sergipano, após a antecipação feita pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), que além de confirmar sua pré-candidatura à reeleição em 2026, também confirmou toda a sua chapa majoritária, com o deputado estadual Jeferson Andrade (PSD) como seu pré-candidato a vice, e os “desafetos” André Moura (UNIÃO) e Alessandro Vieira (MDB) disputando o Senado Federal.

Além do desgaste natural, que sempre vem acompanhado com tanta antecipação da chapa majoritária, este colunista tomou conhecimento de discussões nos bastidores do mundo político sobre o comando da Assembleia Legislativa, a partir da próxima legislatura. Nos corredores da Casa, a informação é que o nome mais cotado para presidir a Alese a partir de fevereiro de 2027 é o deputado Cristiano Cavalcante (UNIÃO), caso ele seja reeleito em outubro próximo, evidentemente.

Mas outro nome começou a ter muita especulação nos bastidores da Alese: o também deputado Jorginho Araújo (PSD). As informações dão conta que ele seria o nome da preferência e da confiança do governador Fábio Mitidieri, e não Cristiano, mas para evitar um conflito na base aliada, se ambos forem reeleitos, além do próprio chefe do Executivo, se tentaria um acordo, com Cristiano presidindo a Casa por dois anos e Jorginho por outros dois.

Mas quem conhece os bastidores da Alese sabe que esse tipo de “acordo” não prevalece e quem “chega primeiro”, geralmente preside o Poder pelos quatro anos. Dito isso, Cristiano parece não querer “dar brecha” para Jorginho e se articula, mas aliados do governo dizem que o líder de Mitidieri só teria chances caso o pré-candidato ao Senado, André Moura saia vitorioso no pleito desse ano. Jorginho seria da “corrente” governista mais alinhada ao projeto de reeleição de Alessandro Vieira.

Entretanto, ainda existe outro impasse criado na base governista: muitos deputados não se manifestam publicamente, para evitar um degaste com o governador Fábio Mitidieri, mas a turma está ressentida com a postura de Jorginho Araújo enquanto ele esteve no comando da Casa Civil. Aliados não gostaram de seu estilo, do tratamento dispensado e até nos contatos feitos com lideranças municipais. Há quem diga que, se Fábio lançar Jorginho como sua indicação na Alese, a base lança outro nome para concorrer!

Tudo isso em mais um capítulo da falta de estratégia e articulação política do governo que chega ao seu quarto ano com muita gente “fingindo” alinhamento e esperando uma alternativa competitiva da oposição, que só será anunciada quando estiver aberta a janela partidária. Ao antecipar sua chapa, o governador também antecipou as disputas nos bastidores pelo comando da Alese, o que só aumenta as tensões entre aliados. Tem gente já dando como certa a reeleição, sem ouvir a vontade do povo!

Não custa lembrar o que ocorreu na eleição de Aracaju em 2024. Com Edvaldo Nogueira (PDT) ainda na PMA, impondo ao grupo o nome “insosso” de Luiz Roberto (PDT), o governador Fábio Mitidieri subestimou a hoje prefeita eleita Emília Corrêa (Republicanos) e ainda prejudicou o projeto de Yandra Moura (UNIAO). Achavam que a vitória nas urnas era uma questão de tempo, pelo tamanho do grupo e pelo poder financeiro. A derrota provou que é sempre bom “combinar o jogo com os russos”...

Confira coluna completa em Habacuque Villacorte


Notícias Indicadas

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Prefeitura mantém IPTU congelado em 2026 e publica calendário oficial de pagamento

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Clínica de saúde ComfortClin amplia oferta de serviços e lança check-up acessível em Aracaju

Senado aprova projeto que permite atualização de valor de imóvel no IR

Sob o olhar da mãe atípica :: Por Luciana Couto

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

O Mundo não para. Confira mais notícias no Canal do Click Sergipe no WhasApp

Livro "Quando abri o coração" de Sônia Câmara tem lançamento cancelado por luto; Obra se torna um gesto de apoio à autora

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação