Aracaju (SE), 22 de novembro de 2024
POR: TRT20 Sergipe
Fonte: TRT20 Sergipe
Em: 28/08/2024
Pub.: 29 de agosto de 2024

Nupemec e Cejusc de 1º Grau estendem atividades para Varas do Trabalho do interior

Nupemec e Cejusc de 1º Grau estendem atividades para Varas do Trabalho do interior - Foto: TRT20 Sergipe

Nupemec e Cejusc de 1º Grau estendem atividades para Varas do Trabalho do interior - Foto: TRT20 Sergipe

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) e o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º Grau (Cejusc) do TRT da 20ª Região (TRT/SE) estenderam suas atuações para as Varas do Trabalho do interior do Estado. Desde o mês de julho processos em tramitação nas VTs do interior já podem ser incluídos nas pautas do Cejusc.

Segundo informa o coordenador do Cejusc de 1º Grau, juiz Henry Cavalcanti de Souza Macedo, um Termo de Cooperação Judiciária, que tem como objeto a extensão das atividades do Cejusc de 1º grau, unidade vinculada ao Nupemec, para atuar em processos que tramitam em jurisdição do interior do Estado de Sergipe, foi firmado no mês de julho com a Vara do Trabalho de Lagarto.

“A partir da assinatura Termo se inaugurou esse espírito de cooperação em relação às demais unidades judiciárias do interior”, afirmou o magistrado, ao ressaltar que no dia 30 de julho, ele e o servidor do Cejusc de 1º grau, Carlos Barros de Mendonça Neto, realizaram, presencialmente, na VT de Lagarto, audiências de conciliação em processos indicados pela unidade judiciária.

Embora as primeiras audiências de conciliação realizadas em Lagarto tenham sido físicas, as audiências relativas aos processos que correm nas VTs do interior serão realizadas de forma híbrida (presencial e online), permitindo que parte das pessoas envolvidas participe remotamente enquanto outras comparecem às instalações do Cejusc.
“Com esse formato esperamos atingir uma quantidade maior de jurisdicionados, uma vez que oferece uma maior flexibilidade, considerando as preferências e limitações de cada parte. No caso de Lagarto, fomos até lá porque foi um ato que representou a semente plantada, para podermos mostrar às unidades judiciais do interior que estamos recebendo seus processos”, destacou o coordenador do Cejusc de 1º Grau. “Isso também não significa que as audiências de conciliação não possam ser feitas de forma presencial. Podemos escolher o melhor formato a depender da situação”, complementou.

Para facilitar, caso as partes do processo apresentem dificuldade de comparecer virtualmente à audiência designada, a Vara do Trabalho de origem disponibilizará um ambiente apropriado para que consigam participar da audiência.

Durante esta semana, o Cejusc de 1º grau já conta com pautas específicas de processos enviados pela Vara do Trabalho de Nossa Senhora da Glória.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação