FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 11 de setembro de 2025
POR: AGÔ - Comunicação Estratégica
Fonte: AGÔ - Comunicação Estratégica
Em: 19/04/2022 às 09:03
Pub.: 19 de abril de 2022

Planejamento estratégico contribui para redução de custos empresariais

Atuar no mercado empresarial, independente do segmento, requer uma série de atitudes para direcionar os objetivos da empresa. Dentre elas está o planejamento estratégico, método que traça os objetivos empresariais a longo prazo, apresentando planos de ação, considerando diretrizes gerais que apontam onde a empresa quer chegar no período estabelecido.

André Gabillaud, diretor geral da Brain (Foto: AG? - Comunicação Estratégica)

André Gabillaud, diretor geral da Brain (Foto: AG? - Comunicação Estratégica)

A execução de um planejamento estratégico é feita considerando os fatores externos e internos que possam impactar a empresa, como o cenário global e a situação do mercado no qual a organização atua. Essa análise de cenário permite a visualização de prioridades e o nascimento dos objetivos estratégicos, como conta o engenheiro de produção André Gabillaud.

É  um momento de analisar relatórios, de estabelecer algumas ações e até mesmo reconhecer alguns indicadores dos processos que já funcionam, para reconhecermos a saúde empresarial. Depois disso, são feitas algumas análises de cenário, que permitem enxergar o que é prioritário para um próximo ciclo. Esses objetivos tem metodologia para ser construída porque, caso a gente deixe esse processo de desenvolvimento muito solto, há uma expectativa muito forte de todo e qualquer empreendedor a puxar pelo aspecto financeiro e aí a gente só tem um pilar de observação nessa organização”, detalha Gabillaud.

Algumas das características do planejamento estratégico são apresentar uma visão da empresa; ter uma forte orientação externa; focar no longo prazo; apresentar objetivos gerais; apontar planos de ação. Em sua elaboração, o engenheiro de produção destaca uma abordagem em quatro etapas.

“Colocamos o financeiro, mas existe o aspecto do cliente, da aprendizagem e crescimento e existe o aspecto dos processos internos.  Por fim, passamos a definir quais os principais projetos que vão dentro daquele ciclo, o horizonte de planejamento ser usados e, com base nisso, a gente passa a orientar a empresa em qual tipo de energia ela tem que direcionar seus esforços, mostrando para ela o caminho do crescimento e, naturalmente, dos resultados”, explica André Gabillaud, pontuando a metodologia utilizada na Brain, empresa sergipana de gestão de processos a qual ele dirige.

De acordo com ele, o planejamento estratégico funciona como uma bússola, oferecendo um direcionamento empresarial. Quando não há  esse direcionamento, a empresa passa a caminhar de uma maneira desordenada e os custos operacionais aumentam. Assim, ter um planejamento auxilia também na redução de custos.

“O planejamento estratégico traz coesão empresarial; traz moral, imagem, sentido para a empresa; determina a linha de raciocínio que a empresa terá para envolver todas as demais funções. Acaba estabelecendo sinergia entre as áreas, entre pessoas”, elenca o diretor da Brain.

Ferramentas e abordagens
Na execução do planejamento estratégico, existem algumas ferramentas clássicas. Dentre elas está a análise de swot, uma ferramenta clássica, que analisa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa. Além desta, existe também  BSC (balanced scored card).

“A ferramenta BSC que foi utilizada para traduzir as pessoas que fazem a parte mais operacional dos trabalhos de uma empresa e entender o objetivo estratégico. Quando a gente fala sobre essa finalidade da tradução, é para que as bases entendam o que as altas lideranças da empresa estão querendo. Existem alguns instrumentos dentro do planejamento estratégico que hoje são usados para fazer esse desdobramento e essa tradução”, contextualiza o engenheiro de produção.

Na Brain, ela conta que as ferramentas são utilizadas de acordo com a maturidade da empresa. São visualizadas as oportunidades para que o planejamento estratégico seja rico e, com base na cultura que a empresa possui ou quer, traduz-se isso em metodologias diferentes para situações diferentes.

“Dependendo do porte da empresa ou da maturidade dela, a gente tem pacotes específicos. Então, por exemplo, se a empresa é muito pequena , tipo micro e pequeno empreendedor, nós temos pacotes mais enxutos que vão desenvolver, com a mesma finalidade, o planejamento estratégico. Quando a empresa é mais robusta, normalmente ela quer envolver a liderança em momentos de imersão, a metodologia aplicada é a mesma, mas com um nível metodológico diferente”, revela Gabillaud, ao pontuar que o desenvolvimento é feito mediante adaptação às necessidades do cliente.


Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Conheça Sergipe: confira dados geográficos e econômicos de todos os municípios sergipanos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação