Quase 25% das empresas fecham as portas nos dois primeiros anos por falta de clientes, investir em inteligência empresarial é uma solução

André Gabillaud, especialista em inteligência empresarial e sócio do Grupo Gabillaud - Foto: Obará Comunicação Integrada
A inteligência empresarial é uma ferramenta importante para ajudar as empresas a entenderem melhor o mercado e se posicionar estrategicamente para conquistar novos clientes. Investir numa boa consultoria, é fator primordial para empresas que querem fazer uma longa história. "A conquista de clientes é um dos fatores que mais preocupam os empresários. Muitas pessoas abrem negócios em áreas em que a concorrência é mais forte e não sabem como entrar no mercado de maneira estratégica para consolidar a marca e captar clientes fixos e recorrentes. Por isso, entender o mercado e saber como se diferenciar na área de atuação da empresa é muito importante. Mesmo com a correria da vida de empresário, esse estudo de mercado é realmente necessário. E, caso a empresa não conte com um suporte apurado, técnico, é importante que se busque ajuda", explica o especialista em inteligência empresarial e sócio do Grupo Gabillaud, André Gabillaud.
Segundo o especialista, para conquistar uma cartela ampla de clientes fiéis, é necessário ter propósitos muito bem definidos, conhecer bem o perfil do público do seu produto ou serviço e investir. "A inteligência empresarial pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. Ela é capaz de fornecer informações fundamentais para ajudar a entender o mercado e se posicionar nele de maneira mais eficaz. Através das estratégias de inteligência empresarial, as empresas podem ter acesso a dados valiosos sobre o mercado, o que possibilita o desenvolvimento de ações precisas e direcionadas para o alcance de seus objetivos", reforça.
Adaptar-se às inovações tecnológicas também é crucial, principalmente em tempos de hiperconectividade. "As tendências tecnológicas são fatores que precisam ser considerados pelas empresas que enfrentam a falta de clientes. Isso porque, com a evolução da tecnologia, os clientes passaram a exigir cada vez mais serviços e produtos de qualidade. Por isso, as empresas precisam estar sempre atualizadas para oferecer aos clientes o que há de mais moderno. Além disso, elas também precisam se adequar às tendências tecnológicas para atender às necessidades dos clientes de maneira cada vez mais eficaz", acrescenta André.