Principais possibilidades de financiamento para inovação no setor industrial
A inovação no setor industrial tem como objetivo criar soluções mais eficientes e avançadas que impulsionam o crescimento do negócio. Em um mercado competitivo, ela se torna uma estratégia essencial para fortalecer a empresa e gerar valor à marca.
A Pintec Semestral (Pesquisa de Inovação Semestral) em seu relatório emitido em 2022, mostrou que a taxa de inovação das empresas foi de 68,1% e, deste total, 33% implementaram novos produtos e processos de negócios simultaneamente.
O segmento de fabricação de máquinas e equipamentos lidera o ranking, com taxa de inovação de 89,3%, seguido por equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos (87,5%) e por produtos químicos (84,7%).
Marcelo Viana, da T4 Consultoria, que apoia empresas de grande porte na reestruturação financeira e na captação de recursos para inovação, explica sobre o principal papel da inovação no setor industrial:
“A inovação consiste no aperfeiçoamento e na evolução de processos por meio de tecnologias e estratégias que integram operações e gestão empresarial de forma eficaz.”
BNDES e Finep entre as principais fontes de recursos para inovação no Brasil
Existem inúmeras linhas de financiamento com a finalidade de fomentar a inovação e expansão entre as maiores empresas brasileiras, especialmente do setor industrial.
No caso da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), entre as principais linhas de incentivo à inovação no setor industrial, estão:
- Inova Empresa – linha voltada ao financiamento de projetos inovadores em diferentes áreas, inclusive, para o setor industrial, com foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica;
- Inovacred – voltada à implementação ou aprimoramento de produtos, processos e serviços inovadores;
- Finep Conecta – trata-se de um programa que incentiva a interação entre empresas e instituições científicas ou tecnológicas, financiando projetos colaborativos de inovação;
- Finep 2030 Empresas – linha destinada ao apoio de inovações ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como é o caso da eficiência energética, sustentabilidade e economia circular.
Já entre as principais linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), encontram-se:
- BNDES Funtec (Fundo Tecnológico) – financiamento não reembolsável para projetos que incluam desenvolvimento de tecnologias estratégicas e inovação, em parceria com instituições voltadas à pesquisa;
- BNDES Inovação – linha destinada a empresas que buscam desenvolver novos produtos, serviços ou processos amplamente inovadores;
- BNDES Finem – programa voltado a grandes projetos de inovação tecnológica, o que inclui investimentos em P&D (Pesquisa e desenvolvimento) e modernização no setor industrial;
- BNDES Crédito para Empresas – opção voltada para empresas que desejam adotar soluções tecnológicas inovadoras em seus processos.
Principais passos para a captação de recursos para inovação bem-sucedida junto a essas instituições
Para que as grandes empresas do setor industrial tenham sucesso na captação de recursos para inovação, se faz necessário seguir essas etapas estratégicas que promovam o alinhamento entre as necessidades da empresa e as expectativas das instituições financeiras.
Analise as necessidades da organização
Identifique as áreas ou processos que demandam inovação e avalie o impacto esperado, sempre priorizando projetos estratégicos.
Estruture um plano estratégico
Será preciso definir metas, prazos e orçamento, incluindo projeções de ROI a fim de demonstrar os benefícios do investimento.
Apresente o projeto com excelência
Crie uma apresentação clara e que demonstre confiabilidade, com dados concretos, projeções realistas e exemplos que reforcem a viabilidade e os resultados esperados.
Monitore o adapte o projeto
Acompanhe os resultados e realize o ajuste de recursos conforme necessário, garantindo a eficiência e credibilidade do projeto.
A captação de recursos para inovação no setor industrial deve ser estruturada de maneira estratégica e conforme os requisitos específicos de cada instituição e programa escolhido e, para isso, ter o apoio especializado é imprescindível:
“Muitas vezes, a empresa enfrenta dificuldades em apresentar o projeto de forma clara ou em atender aos requisitos necessários desde a sua concepção até a submissão à instituição. Por isso, contar com o apoio de um especialista experiente é fundamental para aumentar as chances de aprovação”, conclui Marcelo Viana, da T4 Consultoria.
Marcelo Viana, fundador da T4 Consultoria, com ampla experiência em cargos executivos em grandes empresas brasileiras. É uma das principais referências quando o tema é Gestão Familiar.