Aracaju (SE), 01 de outubro de 2025
POR: Mônica Pena
Fonte: CMA
Em: 29/09/2025 às 10:55
Pub.: 29 de setembro de 2025

É LEI: Pessoas com autismo em Aracaju agora têm direito à vacinação domiciliar

É LEI: Pessoas com autismo em Aracaju agora têm direito à vacinação domiciliar - Foto: CMA

A Câmara Municipal de Aracaju aprovou uma medida inédita para garantir mais acessibilidade e inclusão na área da saúde. Trata-se da Lei nº 6.192/2025, de autoria do vereador Miltinho Dantas (PSD), que assegura às pessoas com autismo o direito à vacinação domiciliar, quando houver necessidade comprovada.

O que a lei determina

A Lei nº 6.192/2025 garante que pessoas com autismo que residem em Aracaju possam receber as vacinas em casa, sempre que houver dificuldade de deslocamento até os postos de saúde.

Todo o processo deve acontecer no ambiente domiciliar, desde a avaliação inicial até o registro da imunização, e ser conduzido por profissionais de saúde capacitados para lidar com as necessidades específicas do público autista.

A aplicação em casa é uma opção, e a decisão sobre seu uso deve ser tomada junto à própria pessoa com autismo ou, quando necessário, com seus responsáveis legais, sempre priorizando o melhor interesse do paciente.

A importância da medida

Para o vereador Miltinho Dantas, autor da proposta, a lei representa um avanço significativo na garantia de dignidade, inclusão e acessibilidade na saúde pública. A iniciativa busca reduzir barreiras enfrentadas por famílias que, muitas vezes, encontram dificuldades em deslocar seus filhos ou dependentes até os postos de vacinação, devido a características próprias do espectro autista.

Impacto para as famílias

A nova legislação trará mais tranquilidade para pais e cuidadores, que poderão contar com equipes especializadas diretamente em casa, evitando situações de estresse e garantindo que o processo de vacinação seja feito com segurança e acolhimento.


Notícias Indicadas

Click Tempo: A previsão do tempo para a Região Nordeste indica um dia estável, com poucas nuvens em boa parte dos estados

SMTT de Aracaju realiza intervenções para melhorar a mobilidade na Alameda das Árvores

SMTT de Aracaju: Rua Péricles Muniz Barreto, no Salgado Filho, passa a ser mão única a partir de terça-feira, 30

Superendividamento bancário: saiba o que é, quais são seus direitos e como agir :: Por Edilson S. Barreto

ALERTA: Ampliação da Base Tributável do IPTU, ITBI, ITCMD... !! Por Edilson S. Barreto

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação