Após acordo, oposição devolve Mesa da Câmara para Hugo Motta
Presidente prometeu pautar o projeto de anistia e fim do foro privilegiado
Após mais de 30 horas de obstrução no plenário da Câmara dos Deputados, parlamentares da oposição decidiram encerrar a ocupação na noite desta quarta-feira (6). A decisão ocorreu após um acordo com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que se comprometeu a pautar dois projetos de interesse dos opositores na próxima semana.
Segundo o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), Motta aceitou levar ao plenário propostas que tratam da anistia a manifestantes presos e do fim do foro privilegiado.
– Há o compromisso de votação de projetos da anistia e do fim do foro privilegiado já na próxima semana – declarou ele em suas redes sociais.
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), confirmou a informação à imprensa e disse que, com o acordo, os parlamentares aceitaram liberar a Mesa Diretora, que estava ocupada desde a manhã de terça (5).
O pacote de paz defendido pelo grupo político é composto de três propostas, sendo a terceira delas o pedido de impeachment de Moraes, pauta que depende exclusivamente do Senado Federal que também estava em obstrução.