Secult/Sergipe realizará projeto de educação patrimonial em parceria com a Seed/Sergipe
Projeto Uni Uni V, Venha, Venha Conhecer (Foto: Divulgao)
Com o objetivo de aproximar alunos e educadores da escola da rede pública de ensino aos bens históricos e culturais do nosso Estado, a Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação realizarão o “Projeto de Educação Patrimonial ‘Uni Uni Vê, Venha, Venha Conhecer”. Este projeto é desenvolvido pela Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult (DPHAC), e integra o Programa Preserva Sergipe, Esse Patrimônio é Nosso. O Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) também é parceiro neste projeto.
As ações desenvolvidas pelo Programa têm como meta estimular os professores da rede estadual à desenvolverem programas e projetos de educação patrimonial nas escolas. O primeiro momento do projeto será realizado no segundo semestre de 2016 e o foco serão alunos do ensino fundamental e médio. “O projeto pretende funcionar como uma ferramenta que tem como finalidade mais do que fazer com que o aluno valorize e reconheça a sua herança histórica, mas também fazer com que ele multiplique os conceitos da conservação, preservação e salvaguarda desses bens”, acredita o diretor do DPHAC da Secult, Marcos Paulo Carvalho Lima.
Para o superintende do Iphan, Kleber Rocha, essa é uma forma dos jovens obterem a consciência da importância de preservar o nosso patrimônio como um todo. “O projeto é importante, pois divulga a preservação do patrimônio cultural nas escolas, atingindo assim uma população mais jovem para que eles possam no futuro participarem ativamente da construção e preservação da nossa cultura”.
Após o primeiro momento realizado em Aracaju, o projeto caminha para os municípios sergipanos onde a equipe técnica da DPHAC irá proferir palestras para estudantes locais. De setembro à dezembro serão visitados os seguintes municípios: Simão Dias; São Cristóvão; Laranjeiras; Maruim; Estância; Propriá; Cristinápolis; Poço Redondo; Carmópolis e Rosário do Catete. Todos esses municípios têm bens tombados pelo Governo do Estado e/ou reconhecidos como Patrimônio Imaterial Sergipano.
Programação:
Primeira Etapa - Dias 17 e 24 de agosto - Ensino Médio
08h - Abertura
08:30 – Prof. Marcos Paulo Lima/DPHAC– O que é Patrimônio Cultural?
09:10 – Prof. Claudefranklin Monteiro/UFS - O tema patrimônio cultural no ensino universitário
09:50 – Lanche
10:20 – Profa Janaína Couvo Aguiar/SEED – Alimentos Tradicionais Regionais e a influência dos grupos étnicos raciais.
10:40 – Profa Vânia Correia/DPHAC - Perguntas e Respostas
11:30 – Apresentação Cultural