Aracaju (SE), 04 de dezembro de 2024
POR: ASN
Fonte: ASN
Pub.: 17 de outubro de 2016

Projeto de professor da rede estadual de Sergipe busca aproximar estudantes à cultura hispânica

Neste sábado, dia 15, comemora-se o Dia do Professor. Para homenagear os docentes que fazem a rede estadual de ensino, vamos contar a história de alguns desses profissionais. Conheça o professor de Espanhol Carlos Júnior, que, com a música, incentiva alunos do Colégio Estadual Barão de Mauá a aprenderem mais sobre a língua e cultura espanhola.

O professor de Espanhol, Carlos Jnior, objetiva trazer a lngua espanhola para o cotidiano dos estudantes, a fim de relacionar aspectos prximos a eles e, assim, conseguir adquirir conhecimento (Imagem: Felipe Goettenauer/ASN)

O professor de Espanhol, Carlos Jnior, objetiva trazer a lngua espanhola para o cotidiano dos estudantes, a fim de relacionar aspectos prximos a eles e, assim, conseguir adquirir conhecimento (Imagem: Felipe Goettenauer/ASN)


A fim de abordar novas formas de aprendizado, o professor de Espanhol Carlos Júnior estabelece métodos de ensino diferentes para alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Barão de Mauá. Seu objetivo é trazer a língua espanhola para o cotidiano dos estudantes, com intuito de relacionar aspectos próximos a eles para que, assim, adquiriram novos conhecimentos.
Segundo o docente, a língua espanhola não fazia parte da sua vida, foi só na realização do seu segundo vestibular, que optou por fazer licenciatura em Espanhol, língua que tinha se apaixonado nos cursinhos de pré-vestibular. Hoje, com experiência de dez anos e com a maneira diferenciada de abordar os conteúdos, em colégios públicos e particulares, o professor busca, por meio de projetos, aproximar os alunos da cultura espanhola para quebrar alguns pré-conceitos relacionados ao assunto.
Há quatro anos no Colégio Barão de Mauá, Carlos Júnior tem três projetos realizados desde 2014. As iniciativas visam aproximar os alunos da realidade para fortalecê-los intelectualmente, preparando-os para o mundo pós-escola. “O primeiro projeto foi sobre nações que participaram da Copa do Mundo, em que foi possibilitado, ao aluno, conhecer a cultura de determinada nação. No ano passado, fizemos associação entre países que falam espanhol e o Brasil, quais os aspectos históricos, projetos culturais em geral. Já este ano, trabalhamos com a parte musical para mostrar aos alunos que eles poderiam conhecer outros ritmos em espanhol e, assim, trabalhar a leitura, interpretação de texto através das canções, além de ampliar a visão sobre composições latinas ou espanhola”, completou.
A aluna Vitória Araújo, 16, conta que, ao ter o primeiro contato com o professor, percebeu o diferencial em suas aulas. “Ele tem uma proximidade com os alunos muito grande, sempre com essa relação aluno-professor. Tem um diferencial que é dele, por isso, é meu professor preferido”. Ela garante ser de grande proveito participar dos projetos do professor, como o da Copa do Mundo, com o qual pôde se aprofundar na cultura do Uruguai.
O professor fala que seu objetivo com os projetos é mostrar que aprender uma língua estrangeira não é só estruturá-la, mas também, entender a gramática. “O fato de ter apenas uma aula por semana complica a rotina do professor, mas dentro dela tento otimizar para mostrar outros aspectos do idioma e daí abordar as questões culturais e sociais que podem ser discutidas, também, no espanhol”, acrescentou.
Os alunos da 2ª série, Denise Pereira, 18, e Helton Carvalho, 16, avaliam positivamente toda a estrutura que o professor possibilita. Eles contam que isso os estimula a aprender mais. “As propostas dele são muito boas, bem elaboradas, e incentivam os alunos a desenvolverem mais a prática da língua espanhola na sala de aula. Carlos Júnior luta muito contra a adversidade da língua, por meio de brincadeiras, músicas, videoclipes, interpretação de textos, então fica muito fácil aprender assim”, concluiu Denise.
Para a elaboração de seus projetos, o professor se baseia no material didático, pois segundo ele, abrange as temáticas mais culturais e sociais exploradas junto com os alunos, para que se sintam mais próximos da cultura hispânica. Por meio destas iniciativas, Carlos Júnior garante haver um acréscimo de conhecimento dos discentes, notado pela dedicação na execução das atividades.
Música e ensino
Segundo uma pesquisa britânica de 2013, financiada pelo Spotify, publicada no portal Uol educação, adolescentes que escutam música enquanto estudam têm um rendimento melhorado nas avaliações. A canção deve ser selecionada de acordo com o estilo da disciplina a ser estudada.
Seguindo uma linha de raciocínio semelhante, o docente implantou, neste ano, um projeto em que os alunos aprendem novas palavras e interpretam textos por meio de músicas em espanhol, selecionadas de livre escolha, pelos alunos. Essas são cantadas em coros, divididos por séries, para que, segundo o professor, não haja resistência.
“Os coros tem um diferencial porque, se fosse para alguns alunos da turma se apresentarem sozinhos, uns se destacariam mais e outros não iriam participar. Entretanto, como o formato é de coro, não houve a questão de vergonha. É todo mundo junto e isso acaba facilitando”, garantiu o professor.
A discente Vitória participa do projeto e garante que, por meio dele, pôde aprender novos ritmos e conhecer mais sobre os cantores. “Participo do coro e gosto. A gente tem um repertório variado, que inclui desde Shakira e Alejandro Sanz até Ivete Sangalo. Isso é bom porque conhecemos a cultura de outros países e outros estilos musicais”.
O aluno Sidney Lima, 16, transferiu-se, há menos de um ano, para o Colégio Barão de Mauá, onde cursa a 1ª série. Ele garante que todas as aulas do professor, incluindo as musicais, são extrovertidas. “Isso me fez aprender bastante. Espanhol é uma língua fascinante e pode ser que siga esse caminho no futuro. O professor instiga o conhecimento”.
O docente comenta que todos os projetos buscam, sempre, a ampliação do conhecimento e, com isso, o legado deixado é importante. “Na questão textual, eles adquirem uma melhor forma de interpretação de texto. Já na visão cultural, além de ampliar o conhecimento deles sobre a música, possibilita conhecer outros cantores e ritmos do universo hispânico. É muito satisfatório ver um aluno estimulado, instigado a aprender cada vez mais”.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação