Pesquisadores e professores lançam e-books gratuitos
Os trabalhos editados pela Editora Universitária Tiradentes (Edunit) foram desdobrados a partir de pesquisas e artigos realizados nos cursos de graduação e pós-graduação.
Pesquisadores e professores lançam e-books gratuitos - Foto: Asscom Unit
A Editora Universitária Tiradentes (Edunit), unidade editorial da Universidade Tiradentes (Unit), lançou cinco novas publicações produzidas por alunos, pesquisadores e professores da instituição. São trabalhos lançados entre 2023 e os primeiros meses de 2024, abordando temas nas áreas de educação, ciências sociais e direito, desdobrados a partir de pesquisas e artigos realizados nos cursos de graduação e pós-graduação. Ao todo, são quatro e-books (livros digitais) e uma revista científica semestral.
Pesquisadores e professores lançam e-books gratuitos - Foto: Asscom Unit
As publicações foram divulgadas nesta quinta-feira, 23, durante o 13º Encontro Internacional de Formação de Professores (Enfope) e do 15º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional (Fopie), eventos realizados no Campus Farolândia da Unit. Foi durante uma tarde de apresentação de livros e cessão de autógrafos, que contou com a participação de outros autores sergipanos com obras publicadas por publicaram seus trabalhos por outras editoras, incluindo as do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).
Os quatro e-books lançados pela Edunit são:EDUCIBER: Educação e Divulgação Científica em Plataformas Digitais, organizado por Cristiane Porto, Alexandre Chagas e Kaio Eduardo Oliveira; Cordel do desenvolvimento fraterno, de Ana Izabel Nascimento Souza e Carlos Augusto Alcântara Machado; Mojubá: cartilha informativa sobre direitos humanos e as tradições religiosas de matriz africana, coordenado por Grasielle Borges Vieira de Carvalho; e A arte de cuidar da pessoa idosa: Orientações para a prática diária – Guia para cuidadores de idosos, organizado por Cláudia Moura de Melo, Rubens Riscala Madi e Edna Aragão Farias Cândido.
Além deles, foi lançada a edição mais recente da Revista Acadêmica de Divulgação Científica (ReAD), uma publicação semestral que divulga artigos científicos e trabalhos de alunos e professores. Um de seus principais destaques é o artigo da professora Cristiane de Magalhães Porto e do doutorando Samuel Francisco Rabelo, ambos do PPED, sobre a presença de travestis e transexuais na pós-graduação no Brasil.
As obras recentes somam-se às mais de 120 publicações feitas pela Edunit desde a sua criação, em 2013. A editora foi criada para promover a difusão científica e do conhecimento nas diversas áreas, através de publicações de qualidade relacionadas à educação e à cultura. “O nosso mote principal é toda a produção intelectual feita dentro da universidade. A gente tenta trazer os alunos para esse meio acadêmico de divulgação e de publicação científica, inserindo eles neste movimento”, diz o editor-gerente da Edunit, Igor Bento.
Os e-books publicados pela Edunit podem ser baixados gratuitamente no site https://editoratiradentes.com.br. Ele também traz orientações e informações para as pessoas que querem publicar um livro ou artigo na ReAD. Já as versões físicas podem ser compradas na loja virtual do mesmo site, também podendo ser encontradas em livrarias.
Estas obras também podem ser achadas em eventos e congressos como o Enfope/Fopie, que reuniu centenas de professores e educadores em palestras, oficinas e mesas-redondas. A editora também é uma das mais de 120 filiadas à Abeu (Associação Brasileira de Editoras Universitárias), ligadas a grandes universidades públicas e particulares de todo o Brasil. “A gente tem essa parceria e esse bom movimento entre as editoras universitárias. É um grupo bem construído e que faz muitas parcerias de publicações e co-autorias”, explicou Bento.