FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 02 de setembro de 2025
POR: Gabriel Damásio
Fonte: Asscom Unit
Em: 06/06/2024 às 14:31
Pub.: 06 de junho de 2024

Universidade recebe visita de professora sergipana radicada nos EUA

A agenda de Mara Queiroz-Vaughn, docente da Universidade do Norte do Texas, abordou temas como inovação e tecnologia na educação, além das práticas de ensino adotadas no Brasil e nos Estados Unidos

A professora Mara Queiroz-Vaughn, da Universidade do Norte do Texas (UNT), fez palestras para professores e visitas guiadas no Campus da Unit, em Aracaju - Foto: Asscom Unit

A professora Mara Queiroz-Vaughn, da Universidade do Norte do Texas (UNT), fez palestras para professores e visitas guiadas no Campus da Unit, em Aracaju - Foto: Asscom Unit

Um retorno às origens para aprender ainda mais a ensinar. Assim pode ser definida a visita da professora Mara Joseli Queiroz-Vaughn, da Universidade do Norte do Texas (UNT), em Dallas (Estados Unidos), que começou nesta quarta-feira, 5, uma agenda de visita e imersão na Universidade Tiradentes (Unit). A sergipana nascida em Aracaju é radicada há mais de 30 anos no estado americano do Texas, onde construiu uma sólida carreira acadêmica e atualmente tem doutorado na área de língua e literatura espanhola e portuguesa, além de formações e especializações nas áreas de Filosofia e Psicologia, entre outras. 

A agenda contou com duas palestras realizadas na quarta, no Tiradentes Innovation Center, e está sendo concluída nesta quinta-feira, 6, com um minicurso e uma palestra para alunos e professores no Campus Farolândia, com transmissão para todas as instituições mantidas pelo Grupo Tiradentes. Elas abordam temas como desenvolvimento de carreira, retenção de alunos, inovação e tecnologia no ensino, extensão universitária e internacionalização. A perspectiva, segundo a professora, é mostrar como esses temas são tratados nos Estados Unidos e quais as diferenças e semelhanças com a realidade brasileira. 

“É bastante importante a gente ver o que está acontecendo no mundo e o que nós estamos fazendo também aqui em casa, ver o que estamos planejando para o futuro, a educação futura, o que a Unit está fazendo para estar a nível internacional também. Não vim só mostrar o que nós fazemos, mas aprender também o que vocês estão fazendo aqui em Aracaju”, diz Mara, destacando a importância do intercâmbio entre as universidades brasileiras e norte-americanas. “Esse intercâmbio é muito importante. A gente sempre fala em dar oportunidades para o aluno, mas também para o docente aprender com outros lá. Então, eu vim aqui também para aprender com os meus colegas”, afirma. 

A docente brasileira também fez uma visita guiada ao Tiradentes Innovation Center,  o centro de inovação e educação da Unit, e em seguida conheceu a estrutura do Campus Farolândia, em Aracaju. “Estou maravilhada até agora com o que vi aqui sobre inovação, tecnologia, a inclusão do aluno, e os novos métodos pedagógicos de ensino”, elogiou, destacando ainda as ações de pesquisa e de inovação que são desenvolvidas no ecossistema acadêmico da Unit. 

Na UNT, uma das principais universidades públicas do Meio-Oeste dos Estados Unidos, Mara Vaughn coordena o Programa de Espanhol e leciona na Escola de Artes e Ciências Liberais e no Departamento de Linguagens e Linguísticas Mundiais. Desde 2017, ela criou programas que integram estudantes universitários e professores de vários departamentos, estimulando-os a aprender um segundo idioma. A sergipana também é presidente do Conselho Educacional da cidade de Dallas e, desde 2022, foi nomeada como embaixadora de cidadania do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS).

Objetivos

A visita da professora à Unit acontece no contexto dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e EUA, que foram comemorados no dia 26 de maio. A data marca o reconhecimento oficial da independência do Brasil pelo então presidente norte-americano James Monroe, em 1824. Segundo a gerente de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro, o objetivo geral dos encontros é promover o enriquecimento acadêmico e profissional dos participantes, a partir das trocas de experiências e da reflexão sobre novas perspectivas e métodos.

“A nossa prioridade tem sido nos aproximar de boas práticas de internacionalização, tanto no currículo quanto na perspectiva da extensão, que abrange a formação do aluno, para que ele esteja engajado também em conhecer novas práticas e metodologias que são trazidas por esses docentes e esses palestrantes que vêm até o nosso campus, compartilhar um pouco do que eles desenvolvem lá”, diz Selen, destacando que as imersões de curta duração, na qual alunos e professores passam poucas semanas ou dias em uma instituição estrangeira, também atingem um grande público e geram impacto positivo dentro das organizações. 

“O mais importante é que quando eles chegam e eles conhecem um pouquinho do trabalho que a gente está fazendo aqui em Sergipe, a gente vê que a gente não está só recebendo, mas tem também como contribuir para o processo de inovação, principalmente na educação. E ao invés de ter uma palestra, ou simplesmente uma apresentação, a gente sai com um programa, talvez, de cooperação entre as universidades”, acrescenta o professor Domingos Sávio Machado, presidente do Tiradentes Innovation Center. 


O Mundo não para. Confira mais notícias no Canal do Click Sergipe no WhasApp

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação