Aracaju (SE), 21 de janeiro de 2026
POR: Assessoria de Comunicação Senador Alessandro Vieira
Fonte: Assessoria de Comunicação Senador Alessandro Vieira
Em: 07/11/2025 às 11:35
Pub.: 07 de novembro de 2025

CPI do Crime Organizado ouvirá ministros, diretores da PF e governadores, afirma Alessandro Vieira

Senador Alessandro Vieira - Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

A CPI do Crime Organizado aprovou, na terça-feira (4), o plano de trabalho apresentado pelo relator, senador Alessandro Vieira (MDB/SE), e dará início às convocações de autoridades envolvidas no enfrentamento às facções e milícias no país. Entre os primeiros nomes previstos para serem ouvidos estão Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça; José Múcio, ministro da Defesa; Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal; Leandro Almada, diretor de Inteligência da PF; Luiz Fernando Corrêa, diretor-geral da Abin.

Também serão convidados governadores e secretários estaduais de segurança de regiões mais afetadas pelo crime organizado, como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Ceará e Alagoas, e de estados considerados referência de controle territorial, como Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

A CPI foi proposta por Alessandro Vieira em fevereiro e instalada nesta semana, com Fabiano Contarato (PT/ES) na presidência e Hamilton Mourão (Republicanos/RS) na vice-presidência.

No plano aprovado, Alessandro Vieira enfatiza que o crime organizado no Brasil atua como estrutura empresarial: controla territórios, mercados ilegais, serviços clandestinos e empresas legais usadas para lavar dinheiro. “A violência que aparece é só a superfície. O crime organizado opera como negócio. Ele movimenta dinheiro, influência e logística. Para enfrentar, precisamos desmontar sua base econômica.”, afirmou Vieira.

Segundo o relator, facções como o PCC e milícias já atuam em áreas legais e digitais, utilizando fintechs, criptomoedas e empresas de fachada, além de infiltração institucional.

O plano de trabalho aprovado divide a investigação em nove frentes, com prioridade territórios ocupados por facções e milícias; lavagem de dinheiro e fluxo financeiro do crime; sistema prisional como centro de comando; corrupção ativa e passiva que sustenta cadeias ilegais; rotas de transporte de mercadorias ilícitas, drogas e armas; crimes digitais em expansão acelerada; integração entre órgãos de segurança e Forças Armadas, com foco em fronteiras; experiências nacionais e internacionais bem-sucedidas de prevenção e repressão; orçamento e estrutura necessários para fortalecer o combate às organizações criminosas.

O relator reforçou que a CPI não será usada para conflitos partidários. “A CPI não é palanque. O Brasil precisa de diagnóstico claro e soluções concretas. O trabalho será técnico, com método e responsabilidade”. A comissão terá reuniões semanais, oitivas e requisição de informações sigilosas, devendo apresentar relatório final com propostas legislativas e encaminhamentos às autoridades. “Entender para agir. Desmontar a base financeira do crime organizado é o passo essencial para reduzir a violência”, concluiu Vieira.


Notícias Indicadas

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação