Aracaju (SE), 21 de janeiro de 2026
POR: Carla Passos
Fonte: Assessoria
Em: 11/11/2025 às 15:11
Pub.: 11 de novembro de 2025

Relatoria de Laércio Oliveira aponta caminho para reduzir custo da energia de Itaipu e proteger consumidor

Senador Laércio Oliveira - Foto: Assessoria

Você sabia que está pagando uma conta de luz mas cara porque parte dos recursos está servindo para financiar ações voltadas para a COP30 e repasses para o MST? Na Comissão de Infraestrutura do Senado foi discutido nesta terça, 11, o Projeto de Lei 1.830/2025, que estabelece um limite para o preço da energia de Itaipu destinada ao Brasil. O senador Laércio oliveira (PP-SE) é o relator dessa proposta e apresentou um parecer defendendo um preço justo para o consumidor. Mas o governo não quer mexer no preço. O líder do governo Rogério Carvalho (PT-SE) pediu vistas do projeto.

O senador e outros críticos questionam a destinação de recursos da Itaipu Binacional para obras e programas socioambientais fora de sua área de influência direta, como projetos no Pará (COP30) e repasses para organizações como o MST, argumentando que tais gastos não deveriam compor o custo da energia pago pelo povo. E defende maior transparência na composição dos preços da energia e a necessidade de garantir a "modicidade tarifária", ou seja, um preço justo e acessível para o consumidor.

O projeto é de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), que tem criticado os custos de operação e a destinação de recursos da usina, sintetizando o debate na frase: “Itaipu gasta e o povo paga”. Amin argumenta que, mesmo após a quitação da dívida de construção da usina, concluída em 2023, a redução esperada na conta de energia não chegou ao consumidor final.

Como relator, Laércio Oliveira destacou que a sociedade brasileira financiou, ao longo de décadas, a construção e manutenção da hidrelétrica, razão pela qual os benefícios da amortização devem ser repassados à população.

“É preciso assegurar que os efeitos econômicos da amortização da dívida da usina se traduzam em tarifas mais equilibradas e transparentes para as famílias brasileiras”, afirma o relatório. 

O parecer de Laércio estabelece um teto de US$ 12/kW para a energia da parcela destinada ao Brasil — valor já indicado pelo Ministério de Minas e Energia como referência máxima — mas propõe que o limite comece a valer em 2027, garantindo previsibilidade ao setor.

Além disso, a emenda apresentada pelo relator cria um mecanismo de reajuste anual, vinculado a índices internacionais, com fator redutor para compartilhar ganhos de produtividade com os consumidores, e impede a utilização da tarifa para financiar despesas que não tenham relação com a geração e transmissão de energia.

Com o pedido de vista, o debate segue aberto na comissão, que deverá retomar a apreciação do projeto nas próximas sessões.


Notícias Indicadas

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação