Michel Temer destaca segurança e participação de atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos
O presidente da República em exercício, Michel Temer, esteve nesta quinta-feira (18.08) no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, para uma das últimas reuniões de organização dos Jogos Rio 2016, com o governador interino do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, além dos ministros da Casa Civil, da Justiça e Cidadania, da Defesa, do Esporte e integrantes do Comitê Olímpico do Brasil. Após o encontro, que durou cerca de duas horas, Temer fez um breve pronunciamento.
Presidente em exerccio, Michel Temer fez pronunciamento a jornalistas depois de reunio de trabalho sobre os Jogos Olmpicos no Parque Olmpico da Barra (Foto: Beto Barata/PR)
“Confesso que, nas primeiras reuniões de que participei, havia uma grande preocupação com os temas fundamentais das Olimpíadas, como segurança, organização e tranquilidade institucional. E o que nós assistimos desde o momento da abertura, naquele espetáculo maravilhoso, foi uma tranquilidade absoluta no Rio de Janeiro”, ressaltou.
Considerada um dos principais pontos de atenção do governo para os Jogos, a segurança recebeu avaliação positiva do mandatário. “Ainda há pouco comentávamos do número imenso de turistas que andam tranquilamente pelas ruas do Rio de Janeiro e participam ativamente de todos os jogos. Este é um ponto. Portanto, segurança absoluta que se deu por força dessa interação entre União, estado e município”, disse.
Além do planejamento para o megaevento, Temer destacou a performance dos atletas brasileiros. “O Brasil está fazendo bonito, já são 14 medalhas. Ainda temos vários jogos nesses próximos três dias e, seguramente, outras tantas virão. Haverá, portanto, um reconhecimento mundial da capacidade de organização e de estruturação do estado brasileiro em face de um evento internacional”, afirmou.
Por fim, o governante sublinhou a importância dos Jogos Paralímpicos, que terão início no dia sete de setembro. “Quero salientar que os Jogos Olímpicos terminam no domingo, mas logo depois, a partir do dia sete, nós temos o evento importantíssimo das Paralimpíadas. Agora há pouco tratávamos deste tema. Eu quero insistir na mesma presença, na mesma torcida, no mesmo entusiasmo que os brasileiros demonstraram na abertura e durante os Jogos Olímpicos, que este mesmo entusiasmo se verifique durante os Jogos Paralímpicos. É uma coisa importante para o Brasil, para o mundo e para aqueles vão participar dos Jogos”.