FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: Nayana Araújo
Fonte: Assessoria
Em: 10/09/2025 às 13:24
Pub.: 10 de setembro de 2025

Breno Garibalde alerta para devastação ambiental em obra da Coroa do Meio

Vereador Breno Garibalde - Foto: Luanna Pinheiro/Assessoria
Em pronunciamento durante o pequeno expediente da Câmara de Aracaju nesta quarta-feira, 10, o vereador Breno Garibalde trouxe um alerta sobre a execução da obra de construção da Orla do Rio Sergipe, no bairro Coroa do Meio. O parlamentar cobrou mais diálogo com a comunidade e planejamento sustentável para a cidade.
 
Segundo ele, o processo tem reproduzido uma prática recorrente nos centros urbanos: a execução de intervenções sem consulta à população. “Simplesmente do dia para a noite as pessoas acordam e têm máquinas retirando árvores, passando por cima de tudo, sem ouvir a comunidade local. Isso acontece há muito tempo não só em Aracaju, mas no Brasil todo. Uma triste realidade, e isso precisa mudar”, afirmou Breno.
 
De acordo com informações levantadas pelo vereador, mais de 80 árvores devem ser retiradas do local. No entanto, ele ponderou que a atual gestão tem demonstrado mais cuidado em relação à preservação do meio ambiente. “
 
Apesar de vermos uma secretária de Meio Ambiente muito mais técnica, aberta ao diálogo e que tentou amenizar os impactos de uma obra aprovada e licenciada na gestão passada, ainda vemos os projetos sendo construídos sem considerar as pessoas que moram no local.”, ressaltou.
 
Breno destacou ainda que as obras da Orla do Rio Sergipe precisam priorizar quem vive ali. “Aquela é uma área para as pessoas, mas vai se tornar mais uma via expressa? É assim que vamos construir a cidade? Precisamos de participação popular e de preservação ambiental de fato. Foram aqueles moradores que plantaram aquelas árvores há muito tempo atrás. Eram espécies exóticas que precisavam ser subsistidas por nativas? Sim, mas isso deveria acontecer de forma gradual. Não são só árvores, tem toda uma biodiversidade ali e não foi respeitada”, ressaltou o parlamentar.
 
O vereador reconheceu o compromisso de plantio de 600 mudas na área, mas alertou que os benefícios só serão sentidos em longo prazo. “Será muito mais arborizado do que é hoje, mas isso é daqui a dez, vinte anos. Até lá, se o nível do mar subir, para onde vai essa água? Cadê a nossa restinga? É simplesmente com asfalto e concreto que vamos construir a cidade? Não”, completou.
 
Por fim, Breno reforçou a necessidade de integrar a população em todas as etapas das intervenções urbanas. “Espero que essa prática mude, que os projetos sejam participativos, que as pessoas façam parte desde o planejamento até a concepção da obra. Isso é fundamental para o desenvolvimento sustentável de Aracaju. Contem comigo, dentro da minha competência enquanto legislador, seguirei na luta por um desenvolvimento equilibrado e sustentável”, concluiu o vereador.


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação