Parlamentares discutem terceirização na saúde, filas no INSS, manifestações populares e redução de vagas no Pré-Caju, nesta terça (07)
A vereadora Sonia Meire abriu o Grande Expediente relatando uma reunião realizada pela manhã no Sindicato dos Médicos (Sindmed), com a presença de diversas entidades sindicais, do Conselho Federal de Medicina e da Superintendência Regional do Trabalho. O encontro discutiu os processos de terceirização na saúde estadual e municipal — especialmente as denúncias feitas pelo Sindmed sobre contratações via ordens de serviço, que, segundo ela, burlam a realização de concursos públicos e prejudicam a valorização profissional.
“Algumas organizações sociais que administram unidades básicas de saúde estão sob suspeita de irregularidades em vários estados, inclusive em Aracaju”, alertou a parlamentar.
Sonia criticou a falta de transparência nas contratações feitas por chamamento público, sem licitação, e afirmou que continuará fiscalizando a aplicação dos recursos públicos, especialmente os fundos federais destinados à saúde. A vereadora também anunciou uma moção de apoio ao presidente do Sindmed, Dr. Elton Monteiro, e aos profissionais da saúde “que estão sendo cada vez mais assediados”.
Entre outros pontos, comemorou a aprovação da emenda que isenta o Imposto de Renda para trabalhadores com rendimento de até R$ 5 mil e defendeu as manifestações populares por redução da jornada 6x1, taxação das grandes fortunas e contra a reforma administrativa. Antes de encerrar, convidou o público para a audiência pública sobre culturas periféricas, que acontece sexta-feira (10), às 9h, no plenário da Câmara. Sonia também cobrou explicações da Emurb sobre a redução de vagas para vendedores ambulantes no Pré-Caju, que, segundo os trabalhadores, caiu de 1.000 para 600.
O vereador Sgt. Byron - Estrelas do Mar usou seu tempo para desmentir uma postagem nas redes sociais que o atribuía à construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em uma praça do bairro Atalaia. Byron explicou que não cabe aos vereadores executar obras, mas que havia protocolado um requerimento pedindo informações à Prefeitura sobre o futuro uso da área.
“É preciso equilibrar as necessidades de quem depende da saúde pública com o direito dos moradores a manterem áreas verdes próximas de suas casas”, destacou.
O parlamentar aproveitou para parabenizar a SMTT pela nova sinalização de proteção ao ciclista e corredor na Orla da Atalaia.
O vereador Soneca iniciou sua fala comemorando o lançamento do livro “Tuca e a Caravana da Esperança”, que narra a trajetória do pai do vereador Anderson de Tuca. Em seguida, agradeceu à Prefeitura de Aracaju, aos colegas da Câmara e aos parceiros pela realização da Festa Criança Feliz, no bairro Olaria, em celebração ao Dia das Crianças. O evento contou com passeio de trenzinho, cama elástica, apresentações artísticas, dança e distribuição de mais de mil brinquedos e lanches.
Encerrando o Grande Expediente, a vereadora Thannata da Equoterapia exibiu um vídeo que mostrava grandes filas em frente ao prédio do INSS, na manhã desta terça-feira (07). Ela relatou ter recebido mensagens de mães atípicas que compareceram ao local para reavaliação de benefícios, mas não foram atendidas, tendo seus agendamentos remarcados.
“É um descaso do INSS com as pessoas que mais precisam. Falta empatia com as pessoas com deficiência”, afirmou Thannata.
A parlamentar informou que está construindo um dossiê contra o INSS, reunindo mais de 700 mães atípicas de Sergipe, em parceria com sua equipe jurídica.