Breno Garibalde integra comitiva brasileira na COP 30, em Belém
O vereador Breno Garibalde participou, na última terça-feira, 4 de novembro, do Encontro de Parlamentares, realizado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O evento reuniu representantes de diversas cidades brasileiras comprometidos com a agenda climática, em uma discussão voltada à produção legislativa e às políticas públicas essenciais para acelerar a resposta das cidades à crise ambiental.
O encontro destacou a importância da colaboração entre o poder legislativo e o executivo para o avanço de medidas sustentáveis de longo prazo. Entre os temas abordados estiveram a transição energética, a mobilidade sustentável e a gestão de resíduos.
“Estive em um encontro de parlamentares que têm as causas climáticas como suas principais pautas de mandato. Hoje temos formada a Bancada do Clima, uma iniciativa muito importante que une vereadores de todo o Brasil pela causa ambiental”, destacou Breno.
Durante pronunciamento na Câmara de Aracaju, nesta quinta-feira, 6 de novembro, Breno Garibalde reforçou o papel das câmaras municipais na promoção de políticas ambientais e anunciou sua participação na COP 30, o encontro anual da ONU sobre mudanças climáticas. O evento é o principal espaço de negociação e decisão sobre o clima no mundo e reúne representantes de diversos países, diplomatas, especialistas e ativistas.
O parlamentar foi selecionado para integrar a comitiva brasileira que representará o país no evento, que acontece de 10 a 21 de novembro em Belém (PA).
Em sua fala, Breno ressaltou a relevância de o Brasil sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, especialmente por ocorrer na Amazônia, “a maior floresta tropical do mundo, que representa 20% da biodiversidade mundial”.
“É muito importante para o nosso país receber um evento como a COP30, ser protagonista nessas discussões sobre o clima. Já estamos vivendo as consequências das mudanças climáticas, e é necessário incluir as cidades no centro do debate. São elas que respondem por 70% da emissão de gases de efeito estufa”, afirmou.
Breno Garibalde declarou que levará à COP30 as pautas ambientais defendidas em Aracaju, com destaque para a revisão do Plano Diretor e a necessidade de delimitar as áreas de interesse ambiental nos municípios.
“Se não preservarmos nossas matas e nossa biodiversidade, não teremos um amanhã para as futuras gerações. Essa é uma causa que precisa unir toda a sociedade. Não é por mim, nem por você. É por quem ainda vai chegar e precisa ter um planeta para viver”, concluiu.