Ibope mostra que se eleição fosse hoje teria 2º turno entre Edvaldo Nogueira e João Alves
O resultado da pesquisa do Ibope, divulgada nesta terça-feira (23), pela TV-Sergipe, na disputa pela Prefeitura de Aracaju, dá Edvaldo Nogueira (PCdoB)– 28%. João Alves (DEM) – 18%, Valadares Filho – 15% Vera Lúcia (PSTU)– 7%, Sônica Meire (PSOL)– 4%, Dr. Emerson (Rede) – 3%, João Tarantella (PMN) – 1%. Branco/nulo – 19%. Não sabe/não respondeu – 5%.
A surpresa exposta na pesquisa é a presença do prefeito João Alves Filho (DEM), candidato à reeleição, em segundo lugar, com 18%, mesmo que ainda não tenha posto a campanha na rua, não definiu programa de campanha, além da dúvida que apresentou quanto à sua candidatura, se disputaria ou não a reeleição.
Como a pesquisa é o cenário do momento, se a eleição fosse hoje haveria segundo turno entre Edvaldo e João Alves Filho. Entretanto, como há tempo para novos cenários, o que foi exposto nesta terça-feira (23) pode ser outro na próxima avaliação. A pesquisa do Ibope revela também que outras pesquisas realizadas encomendadas pelos comitês de campanha, revelam posição melhor para quem as contratam.
O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 19 e 23 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) sob o protocolo SE -09510/2016.
Rejeição – O Ibope também apontou a rejeição dos candidatos. A maior rejeição é a João Alves (55%). Na sequência, aparecem Valadares Filho (28%), Edvaldo Nogueira (27%), Vera Lúcia (20%), João Tarantella (17%), Dr. Emerson (14%) e Sônia Meire (14%), Poderia votar em todos (3%) e não sabem ou preferem não opinar (7%).
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação da administração do prefeito João Aves (DEM). Veja os números: Ótima/boa – 13%, Regular – 33%, Ruim/péssima – 53%, Não sabem avaliar – 1%.
Da redação do FaxAju