FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 01 de novembro de 2025
POR: Site Laércio Oliveira
Fonte: Site Laércio Oliveira
Em: 13/06/2023
Pub.: 13 de junho de 2023

Laércio Oliveira apoia PEC que acaba com a cobrança de impostos sobre os medicamentos para doenças raras

Senador Laércio Oliveira - Foto: Site Laércio Oliveira

Senador Laércio Oliveira - Foto: Site Laércio Oliveira

O senador Laércio Oliveira (PP-SE) assinou a Proposta de Emenda à Constituição 13/2023 que acaba com a cobrança de impostos e contribuições sobre os medicamentos destinados para o tratamento de doenças raras. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, o Brasil possui aproximadamente 15 milhões de pessoas com algum tipo de doença rara. A maior parte destas enfermidades é de origem genética e se manifesta logo nos primeiros anos de vida, como a hemofilia, a fibrose cística e a distrofia muscular. Laércio Oliveira justificou que a saúde é um direito previsto na Constituição e destacou os obstáculos enfrentados pelos doentes, que sofrem com o diagnóstico tardio e com a falta de tratamento adequado.

“São muitas as dificuldades, pois ainda faltam políticas públicas mais eficientes e o acesso aos exames, às terapias e medicamentos. Os remédios distribuídos pelo SUS ou comprados pelos pacientes são escassos e ficam ainda mais caros com os impostos”, explicou Laércio.

A autora da PEC em análise na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Damares Alves (Republicanos-DF), explicou que embora as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) estejam zeradas e haja outros incentivos fiscais em vigor, há impostos e contribuições que devem ser afastados, caso do Imposto sobre Importação, da Contribuição para o PIS/Pasep, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

“É absolutamente incompreensível que os fármacos destinados ao tratamento dessas enfermidades sejam onerados por tributos. É intolerável que o Estado brasileiro grave a importação ou as operações no mercado interno com a incidência de impostos e contribuições sobre esses medicamentos”, argumentou Damares.

A proposta segue a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) e estabelece como doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada grupo de 100.000 indivíduos.

O número exato de doenças consideradas raras não é conhecido. Estima-se que existam entre 6.000 e 8.000 tipos diferentes.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação