"Metade dos servidores efetivos do Estado estão endividados”, diz Georgeo Passos
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) analisando documentação da Secretaria de Estado da Administração informou que se surpreendeu com o alto número de servidores contratados pelo estado. Na avaliação do parlamentar, o número de contratados é alto comparado ao número de vagas nos concursos públicos realizados pelo atual governo.
“Segundo a superintendente regional de recursos humanos, Bianca Selma, o estado possui em seu quadro 24.974 servidores efetivos, 12.149 pessoas em contratações temporárias via PSS; 3.181 cargos em comissão sem vínculo e 655 empregos em comissão sem vínculo (CC’s das fundações), sem contar as pessoas contratadas via empresas terceirizadas”, relatou Passos.
Georgeo externou preocupação com o número elevado de servidores endividados com empréstimos. “Diante da desvalorização dos seus salários, metade dos nossos servidores efetivos, hoje, estão endividados com empréstimos consignados junto ao Banese. Do total de efetivos (24.974), 12.419 servidores possuem empréstimos consignados junto ao banco. Detalhe: o servidor do poder executivo estadual só pode fazer esse tipo de empréstimo com o Banese. E como não há concorrência (nesse caso), não sabemos se essas pessoas estão pagando as melhores taxas ou pagando mais caro por isso”, salientou Passos.
O deputado sugere que o governo adote junto à Secretaria de Estado da Administração medidas de educação financeira para os servidores estaduais. “Quem sabe realizar cursos, ensinar, para evitar que a cada dia eles fiquem endividados e nessa situação. E o Banco do Estado de Sergipe que é para ajudar fica apertando ainda mais o servidor do Poder Executivo”, comentou Georgeo.