FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: Ascom Ipesaúde
Fonte: Ascom Ipesaúde
Em: 22/07/2025 às 12:58
Pub.: 22 de julho de 2025

Ipesaúde lança cartilha educativa para crianças e adolescentes sobre Diabetes

Ipesaúde lança cartilha educativa para crianças e adolescentes sobre Diabetes - Foto: Ascom Ipesaúde

Nesta terça-feira, 22, o Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) lançou uma cartilha voltada ao público infantojuvenil sobre o Diabetes Mellitus Tipo 1. O material, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar do Centro de Endocrinologia e Diabetes, visa informar, acolher e empoderar crianças e adolescentes que convivem com a condição, além de oferecer suporte educativo às suas famílias.

Além do conteúdo técnico, a cartilha apresenta uma abordagem humanizada e acessível, com explicações claras sobre o funcionamento do organismo, tipos de diabetes e suas causas, além da importância da adesão ao tratamento, prática de atividades físicas, cuidados com a alimentação e monitoramento da glicemia. Tópicos sobre saúde mental, inclusão social e direitos das pessoas com diabetes também fazem parte da publicação.

A iniciativa é fruto de um trabalho colaborativo entre médicos, nutricionistas, assistentes sociais, enfermeiros e outros profissionais envolvidos no atendimento pediátrico do Centro de Endocrinologia e Diabetes. Presente ao lançamento, o presidente do Ipesaúde, Walter Pinheiro, reafirmou o compromisso da autarquia com a promoção da saúde e enalteceu o papel fundamental da informação como uma ferramenta poderosa de transformação social.

A cartilha utiliza recursos visuais, linguagem descomplicada e elementos lúdicos para tornar o conteúdo mais atrativo e compreensível às faixas etárias mais jovens. “Essa publicação foi criada para ser uma ferramenta divertida de conhecimento, levando informação de maneira clara e educativa às crianças e adolescentes com diabetes e suas famílias. O intuito é ser um guia norteador para tratar a doença de uma forma mais tranquila, leve, humanizada e segura”, contou Kelly Bignardi, uma das idealizadoras do material.

O material também reforça a importância da atuação conjunta entre profissionais da saúde, pacientes e seus familiares, e escolas, destacando que o conhecimento é um fator determinante para o cuidado. A endocrinologista pediátrica do Ipesaúde, Elenilde Gomes, uma das especialistas envolvidas na elaboração do material, afirmou que a cartilha busca justamente reduzir o medo e a desinformação que geralmente acompanham o diagnóstico.

“O diagnóstico de diabetes em crianças ou adolescentes costuma assustar e gerar dúvidas e inseguranças, principalmente para os pais e cuidadores. Mas quando a criança compreende sua condição, ela conquista autonomia e isso muda tudo. O tratamento, mesmo que envolva injeções, é uma ferramenta de, não de limitação. A vida com diabetes exige cuidados, mas a doença está longe de ser um obstáculo”, pontua Elenilde.

Em sua avaliação, a educação em saúde é uma das estratégias de cuidado constante e diário mais potentes na melhoria da qualidade de vida. “Por isso, nós construímos um material lúdico e fácil de entender que valoriza o papel da equipe multidisciplinar e o protagonismo da criança e do adolescente na gestão da própria saúde. O diabetes faz parte da vida, mas não define quem a pessoa é”, ponderou a especialista.

A diretora de Promoção à Saúde do instituto, Priscila Kitawara, defende que, quando bem compreendido, o Diabetes pode ser gerido de uma forma mais leve para que crianças e adolescentes vivam uma vida mais plena e saudável. “Com essa cartilha, a gente visa levar informação de maneira acolhedora, didática e acessível, ajudando os pacientes e suas famílias a entenderem melhor a doença e a importância dos hábitos mais saudáveis”, diz.

A beneficiária Regina Brito convive com Diabetes Tipo 1 há 25 anos e enfatiza a relevância da cartilha para as novas gerações: “Fui diagnosticada de forma equivocada no início e isso me trouxe complicações. Só depois de algum tempo, no Centro de Diabetes, com a equipe certa e o apoio da psicologia, consegui entender minha condição e iniciar o tratamento correto. É essencial ter acesso à informação desde cedo”.

“Esse material vai ajudar muitas crianças a entenderem e conviverem melhor com o diabetes. Muitas vezes, a doença está na família e nem sabemos. Com informação, a gente muda a realidade. Estou muito feliz por participar desse momento e espero que todos tenham acesso à cartilha”, acrescentou Regina.

A cartilha está disponível para acesso gratuito em formato digital clicando neste link. O material será lançado também nesta quarta-feira, 23, às 9h, no setor de Pediatria da sede matriz do Ipesaúde, localizado na Rua Campos, 177, bairro São José, em Aracaju.


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação