FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: Ascom Ipesaúde
Fonte: Ascom Ipesaúde
Em: 28/07/2025 às 10:49
Pub.: 28 de julho de 2025

Ipesaúde oferece suporte para tratamento contra câncer de cabeça e pescoço

Ipesaúde oferece suporte para tratamento contra câncer de cabeça e pescoço - Foto: Ascom Ipesaúde

Neste Julho Verde, mês nacional de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) reforça a campanha para alertar sobre os riscos e sinais da doença e destaca a importância do diagnóstico precoce. Através do projeto ‘Ipesaúde Você’, a autarquia oferece atenção integral, além de suporte social, emocional e logístico para acompanhar e auxiliar tratamentos oncológicos para diversos tipos de câncer, incluindo o de cabeça e pescoço. 

De acordo com o cirurgião de cabeça e pescoço, Dênio Bispo, o cuidado com os primeiros sintomas pode ser decisivo para a cura da doença. Ele informa que o câncer de cabeça e pescoço corresponde aos tumores malignos que surgem na boca, faringe, laringe, nariz, seios nasais, órbita, pescoço, tireoide, couro cabeludo e pele do rosto e do pescoço. “Cerca de 5%, entre todos os casos de câncer no mundo são de cabeça e pescoço. Estima-se mais de 30 mil novos casos no Brasil em 2025”, destaca o especialista.

Segundo o cirurgião, a persistência de sinais por mais de três semanas é motivo de alerta. “Ferida ou úlcera na boca que não cicatrizam, manchas brancas ou avermelhadas, rouquidão em tabagistas, nódulo no pescoço, dor de garganta sem melhora, sangramento nasal recorrente e dor no ouvido sem sinais de infecção precisam ser investigados”, orienta Dênio. O médico também cita que o medo do diagnóstico, a falta de informação e a confusão com doenças benignas são fatores que dificultam a procura por atendimento.

Fatores de risco

Entre os fatores de risco, o médico destaca o tabagismo como o principal deles, responsável por até 85% dos casos. “O risco aumenta com o tempo e a quantidade de consumo. O etilismo potencializa esse efeito. O HPV também está associado, principalmente ao câncer de orofaringe. Exposição a produtos químicos, má higiene oral e próteses mal adaptadas também contribuem”, aponta.

Ele lembra que quanto antes o diagnóstico for feito, melhores serão as chances de cura. “Quando o câncer é diagnosticado em estágios iniciais, as taxas de cura ultrapassam 80%. Em estágios avançados, a sobrevida costuma cair para menos de 30%, dependendo da extensão da doença”, alerta o especialista. O médico reforça que um tumor pequeno e localizado é mais fácil de tratar, geralmente não havendo necessidade de terapias mais agressivas.

A avaliação clínica detalhada é o ponto de partida para a detecção precoce. “É necessário investigar sinais persistentes, fatores de risco e histórico familiar. O exame físico inclui observação da pele, mucosa oral, língua, pescoço e tireoide. Exames como nasofibrolaringoscopia, ultrassonografia, punção por agulha fina, tomografia e ressonância também são fundamentais”, detalha.

O tratamento depende da localização, do tipo de tumor, do estágio e das condições clínicas do paciente. “Hoje utilizamos uma abordagem multimodal, com cirurgia, radioterapia, quimioterapia e, em alguns casos, terapias mais modernas como imunoterapia e terapia-alvo”, diz o cirurgião. No entanto, ele reforça que o impacto na fala, alimentação e autoestima pode ser expressivo, especialmente em cirurgias de grande porte. “Essas consequências precisam ser abordadas e minimizadas no plano terapêutico”, ressalta.

Dênio Bispo reafirma que o acompanhamento multidisciplinar é indispensável. “Contar com cirurgião, radioterapeuta, oncologista clínico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, assistente social e odontologia é essencial para a qualidade de vida do paciente. A sincronia da equipe promove melhores resultados”, afirma.

‘Ipesaúde Você’

O Ipesaúde oferece aos pacientes oncológicos uma sala de acolhimento por meio do projeto ‘Ipesaúde Você’. Nesse espaço, o beneficiário que luta contra o câncer tem suporte emocional, social e logístico, acompanhamento humanizado e auxílio no tratamento. 

A criação do Julho Verde pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, em 2015, contribuiu para dar visibilidade ao tema. “Essa campanha é muito importante para alertar, orientar e informar a população sobre prevenção e cuidados com essa doença”, reforça Dênio. 

Como reflexo da importância dessa mobilização, a Lei federal nº 14.328/2022 instituiu julho como o Mês Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Em Sergipe, a lei estadual de nº 8770/2020 também reforça o movimento de prevenção ao incluir o Julho Verde no Calendário Oficial de Eventos do Estado.


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação