Saúde na terceira idade: cuidados essenciais para quem chegou aos 60
Uma vida regrada e ativa, aliada à prevenção, é a chave para corpo e mente saudáveis quando se chega à terceira idade

Envelhecer é um processo natural da vida humana. E saber envelhecer é fundamental para que se tenha qualidade de vida na terceira idade, uma vez que mente e corpo já sentem os sinais do tempo. Afinal, é nesta fase que o organismo fica mais suscetível a doenças, entre outros problemas de saúde física e mental, e a prevenção tem papel determinante para que nada disso se torne grave.
Dos cabelos brancos às rugas, das dores ao metabolismo mais lento, são vários os sinais que o corpo dá de que está envelhecendo. A verdade é que muito do que o corpo passa é inevitável, contudo, há coisas sob o alcance do indivíduo que podem ser feitas para que os efeitos do passar dos anos sejam retardados e não tão potentes.
O aumento constante na estimativa de vida indica que os idosos têm se cuidado mais, inclusive. Obviamente, os avanços da medicina colaboram para isso. O acesso cada vez mais universalizado aos serviços de saúde e a importância cada vez maior que as pessoas têm dado para os cuidados preventivos apontam para os índices positivos.
Cuidados básicos para um envelhecimento saudável
Logo, um envelhecimento ativo é importante para obter maior bem-estar físico e até mesmo emocional. Fazer atividades físicas, dentro das próprias limitações, e manter uma mente saudável e afiada são alguns dos requisitos para que o passar dos anos seja mais leve. Como resultado, mais autonomia e felicidade para o dia a dia.
Na velhice, o corpo tende a perder a massa magra, e os ossos, a densidade. Por isso, é importante realizar atividades que trabalhem estes pontos. Exercícios leves, como caminhadas, levantamento de pequenos pesos, dança e atividade em água como hidroginástica e natação, podem ser suficientes para manter um físico saudável. Contudo, é importante que se faça acompanhamento médico antes de iniciar qualquer atividade.
Manter uma mente ativa é igualmente importante. Procurar manter os laços afetivos com amigos e familiares ajuda muito nesse sentido, até mesmo para afastar a solidão que afeta muitos idosos. Ler bastante, ir ao cinema e ao teatro, fazer atividades em clubes, atividades em grupos de terceira idade e adotar um hobby são algumas das ações que ajudam a manter uma mente igualmente saudável.
Estas medidas em conjunto trabalham tanto o aspecto físico quanto o emocional da pessoa. Muitos idosos se isolam nesta fase da vida, podendo desenvolver doenças como depressão. É importante, porém, notar que, se algo assim está acontecendo, o correto é procurar por ajuda especializada. O envelhecimento pode e deve ser uma fase feliz da vida.
Prevenção é fundamental para uma boa saúde
Para tanto, é importante se livrar de hábitos ruins, como fumar e beber ou até mesmo não dormir o suficiente. O hábito de comer mal também deve ser trabalhado, pois também pode afetar doenças preexistentes, piorando a situação clínica e, consequentemente, a saúde física e emocional da pessoa. Para tanto, acompanhamento médico e exames periódicos são de grande importância.
É preciso também entender que muitas condições podem ser revertidas com o auxílio médico. A piora da visão, por exemplo, pode ser em decorrência de uma catarata. Logo, uma cirurgia de catarata pode devolver a qualidade de vida, aumentando ainda mais sua independência, por exemplo. Com a visão em dia, o idoso pode voltar a ler, assistir a programas e ter a vida que sempre teve.
No mais, uma vida equilibrada garante uma terceira idade mais tranquila para que sobre energia para fazer o que se gosta e estar com quem se ama. Reforçando hábitos bons e se livrando dos ruins e procurando manter mente e corpo ativos, é possível desfrutar desta fase tão bela da vida.