Agora é lei: Programa de Diagnóstico Precoce e Prevenção de Doenças Renais Crônicas em Crianças
Já foi sancionada e publicada no Diário Oficial do último dia 2 e setembro, a Lei nº 9747/2025 aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), que institui o Programa Estadual de Diagnóstico Precoce e Prevenção de Doenças Renais Crônicas em Bebês e Crianças.
A iniciativa é da deputada Lidiane Lucena (Republicanos). A Lei diz que o Programa tem como objetivos implementar exames regulares em bebês e crianças para detecção de doenças renais, prevenindo diagnósticos tardios e equivocados.
“E capacitar médicos pediatras e clínicos gerais para reconhecer sinais precoces de doenças renais crônicas em bebês e crianças; capacitar os profissionais de saúde envolvidos no atendimento pediátrico e na triagem neonatal sobre a detecção e o manejo de doenças renais crônicas em bebês e crianças; promover que exames, como o de creatinina e ultrassom de vias urinárias, sejam de protocolos obrigatórios de triagem para todas as crianças com sintomas suspeitos de problemas renais e fomentar a presença de nefro-pediatras nos hospitais estaduais”, explica.
O Poder Executivo deve promover campanhas de conscientização em escolas, unidades de saúde e outros espaços públicos, abordando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças renais em bebês e crianças.