FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: Ascom Ipesaúde
Fonte: Ascom Ipesaúde
Em: 08/09/2025 às 13:12
Pub.: 08 de setembro de 2025

Ipesaúde se destaca no atendimento a neurodivergentes no agreste sergipano

Ipesaúde se destaca no atendimento a neurodivergentes no agreste sergipano - Foto: Ascom Ipesaúde

O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) tem se consolidado como polo de referência no cuidado de pessoas neurodivergentes em Sergipe, oferecendo atendimento integrado e humanizado. Um marco desse compromisso foi a criação, em 2024, do Centro de Terapias Integradas. No entanto, a atuação da autarquia vai além: a Unidade Regional de Itabaiana registrou em 2025, até o momento, mais de 600 atendimentos em psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional.

Na região agreste, o trabalho desenvolvido pelo Ipesaúde tem se destacado pelo cuidado atento e abrangente com foco em ações que integram diferentes áreas da saúde. A psicóloga Amanda Melo, que atua na Regional Itabaiana, ressalta que o atendimento psicológico aborda a escuta clínica e se estende à promoção da qualidade de vida dos pacientes.

“A saúde mental vai além do aspecto emocional e exige uma abordagem ampla. Aqui em Itabaiana, o trabalho multidisciplinar envolve não só o campo psicológico, mas também diversas áreas da saúde que contribuem para o bem-estar de cada pessoa. É por meio dessa integração que podemos acompanhar melhor o emocional, o comportamento e promover mudanças que garantam maior autonomia e bem-estar”, explica Amanda.

Mylena Mendonça, terapeuta ocupacional da Regional, destaca que dentro de sua área, o público atendido é majoritariamente infantil, incluindo crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), hiperatividade e síndrome de Down. “A terapia ocupacional é essencial para promover a autonomia das crianças, auxiliando-as na prática das atividades diárias. O trabalho começa com uma entrevista detalhada com os pais e observação do comportamento das crianças para traçar objetivos claros nos atendimentos”, pontua.

A fonoaudióloga Alice Argolo destaca a importância do trabalho integrado, por exemplo, no acompanhamento de crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem. Ela citou o caso do pequeno Levi: “A atuação da fonoaudiologia com a psicologia e a terapia ocupacional é vital para promover bem-estar e saúde mental dos pacientes. Um exemplo é o caso de Levi, que chegou à unidade com apenas dois anos após a identificação de um atraso global no desenvolvimento”.

“Realizamos uma avaliação e, ao longo de pouco mais de um ano, trabalhamos estímulos linguísticos e cognitivos de Levi, em parceria com a família, até atingir os marcos esperados para a idade e receber alta da fonoaudiologia”, diz Alice. Ela ressalta que o acompanhamento de Levi continua na psicologia, reforçando a importância do olhar integrado para atender às diferentes demandas que podem surgir ao longo do desenvolvimento infantil.

História de transformação

Mãe de Levi, Ilana Santos compartilha a experiência positiva com o Ipesaúde: “Resolvi trazer Levi para cá porque ele tinha atraso na fala. Quando consegui a vaga, foi uma das melhores oportunidades que ele teve. Hoje, ele fala tudo o tempo todo e isso fez toda a diferença. Os profissionais são muito educados e cuidadosos e tratam a gente super bem”.

Com uma abordagem centrada no paciente e uma equipe dedicada, a Regional Itabaiana reforça sua missão de garantir inclusão, saúde e apoio contínuo às famílias do interior sergipano, sendo um exemplo para outras regiões do estado.

O coordenador da Unidade de Itabaiana, David Torres, pondera que, com uma abordagem centrada no paciente e uma equipe dedicada, a Regional reforça a sua missão de garantir bem-estar, saúde e apoio aos beneficiários da região. “Aqui, entendemos que cada pessoa possui particularidades que precisam ser acompanhadas de forma integrada. A soma das especialidades é o que garante qualidade de vida aos pacientes”, conclui.


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação