FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: Felipe Tavares
Fonte: Ascom AMO
Em: 11/09/2025 às 10:17
Pub.: 11 de setembro de 2025

Campanha "Setembro Dourado” chama atenção da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico inicial do câncer infantojuvenil

Campanha “Setembro Dourado” chama atenção da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico inicial do câncer infantojuvenil - Foto: Ascom AMO
A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO – se soma à mais uma edição da campanha “Setembro Dourado”, que tem como objetivo principal alertar e conscientizar a população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, fator que eleva significativamente as chances de cura. A campanha engloba ações como orientação educativa, distribuição e uso de laços dourados e divulgação de conteúdos informativos.
 
De acordo com as mais recentes estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 7.930 novos casos de câncer em crianças e adolescentes somente em 2025, com 4.230 casos novos em meninos e 3.700 em meninas, o que corresponde a um risco estimado de 135 para cada 1 milhão de crianças e adolescentes. Estima-se também a incidência global de aproximadamente 430 mil casos novos de câncer entre crianças e adolescentes até o final deste ano.
 
Diferentemente dos tumores em adultos, que muitas vezes estão associados a fatores de risco ligados ao estilo de vida, o câncer na infância e na adolescência geralmente não tem causas conhecidas e se origina de alterações celulares que ocorrem ainda no período embrionário. Os tipos de câncer mais comuns nessa faixa etária (0 a 19 anos) são as leucemias (28% do total de casos), seguidos pelos tumores do sistema nervoso central (26%) e os linfomas (8%).
 
SINAIS E SINTOMAS
 
Um dos maiores desafios para a detecção precoce do câncer infantojuvenil é que muitos de seus sintomas podem ser confundidos com os de doenças comuns na infância, por isso, a persistência e a atenção a sinais incomuns são fundamentais.
 
Os pais e responsáveis devem estar atentos a sintomas como palidez, hematomas ou sangramentos inexplicáveis, dores ósseas ou nas articulações, caroços ou inchaços indolores, febre prolongada e sem causa aparente, dores de cabeça persistentes e vômitos, perda de peso inexplicada, fadiga constante, dificuldade de engolir alimentos e alterações oculares (aumento dos olhos, reflexo esbranquiçado no olho – olho de gato).
 
A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE
 
O surgimento rápido e a natureza agressiva de muitos desses tumores tornam o diagnóstico precoce uma ferramenta ainda mais crucial para o sucesso do tratamento. Quando diagnosticado em seus estágios iniciais, o câncer infantojuvenil tem altas taxas de cura, como apontam dados do INCA, em que cerca de 80% dos casos no Brasil podem ser curados se a doença for detectada precocemente e tratada em centros especializados. O tratamento geralmente envolve quimioterapia, radioterapia e, em alguns casos, cirurgia ou transplante de medula óssea.
 
A atuação de equipe multidisciplinar e de redes de apoio é muito importante para o combate do câncer infantojuvenil. Essa equipe é composta por oncologista pediátrico, hematologista pediátrico, cirurgião oncológico pediátrico, radioterapeuta, médicos consultores, enfermeiro, odontólogo, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e nutricionista. As instituições sociais com suas casas de apoio – como a AMO – atuam como redes de suporte e desempenham também papel fundamental na luta contra o câncer.
 
CONTRIBUA VOCÊ TAMBÉM
 
Mais de 600 pessoas vão perder a luta contra o câncer hoje no Brasil. Contribua com quanto puder, sua doação vai ajudar quem luta todos os dias pela vida. Doe de coração, doe agora acessando o site www.amigosdaoncologia.org.br/quero-doar.


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação