FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 03 de fevereiro de 2026
POR: Ascom Ipesaúde
Fonte: Ascom Ipesaúde
Em: 30/09/2025 às 09:26
Pub.: 30 de setembro de 2025

Governo reduz 80% dos casos de diabetes descompensada com Ambulatório Refratário

Mais de 1.300 atendimentos foram realizados em mais de um ano de funcionamento no Centro de Diabetes do instituto
Governo reduz 80% dos casos de diabetes descompensada com Ambulatório Refratário - Foto: Ascom Ipesaúde

Iniciado em abril de 2024 com a missão de acolher pacientes com diabetes descompensada, o Ambulatório Refratário do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) já realizou mais de 1.300 atendimentos, obtendo aproximadamente 80% de controle dos casos. Trata-se de uma ação do Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Júnior da instituição, que tem feito a diferença na vida de muitos beneficiários.
 
Com um olhar humano, multiprofissional especializado e atendimento individualizado, o serviço busca reverter o quadro em pessoas com longo histórico com a doença, com passagem por inúmeros médicos e ainda tem dificuldade de controlar a glicemia. Atualmente, a equipe do Ambulatório Refratário é composta por endocrinologista, clínico geral e nutricionista. 

Além da atuação clínica, assistente social e educador em saúde completam o quadro profissional do Ambulatório Refratário. Além do mais, a iniciativa promove palestras de orientação em grupos, que acontecem todas as terça-feiras, às 14h30, com foco em promover adesão ao tratamento e prevenir complicações. 

As orientações vão desde ensinar o que é a doença, o tipo de medicamento, como manejar a insulina, as dificuldades do tratamento, o risco de hipoxemia, entre outros voltados para a reversão da descompensação da glicemia.

Educação

De acordo com o  médico Saulo Emanuel Sandes, endocrinologista do Ambulatório Refratário, a ação tem um importante foco na educação, o que tem impactado positivamente no dia a dia dos pacientes. A equipe multidisciplinar acompanha cada paciente por um período de cerca de seis meses, com cinco ou seis encontros cada um. 

“A gente segue algumas metas terapêuticas e exames laboratoriais. A hemoglobina glicada abaixo de 7 é o nosso norte do tratamento e tivemos inúmeros pacientes que não chegavam nessa meta, aí vimos a necessidade de abertura deste ambulatório para este perfil de paciente. Recebemos o retorno de uma paciente que passou por aqui e conseguiu controlar e a gente consegue em muitos casos. Então, isso nos deixa muito felizes”, disse o médico.  

Este foi o caso também da beneficiária Ana Maria Santos, 59 anos, encaminhada ao Ambulatório Refratário em 2024 por sua médica, quando o seu índice de glicemia glicada chegou em 9.1. Nesse período de participação na ação, ela conta que, entre outros benefícios, aprendeu mais sobre o cuidado e acompanhamento da alimentação.

“O médico fez algumas mudanças, aumentou a medicação. Aqui no refratário tem umas palestras. Numa dessas palestras foi orientado muitas coisas, por exemplo, se verifico a minha glicemia e está alta, já evito comer. Vou procurar me controlar. Quando voltei para a doutora Karen, baixei a glicemia glicada para 7.3. Ela ficou muito feliz e eu também”, relatou a beneficiária, acrescentando que se tornou mais rigorosa nos próprios cuidados. 

Resultados

Saulo Sandes destaca que o Ambulatório Refratário alcançou a melhoria no controle da glicemia dos pacientes em cerca de 70% a 80%, aproximadamente. “Uma taxa bem relevante. Atendemos algo em torno de 50 pacientes ao mês e vimos uma melhora. Acho bem interessante a linha que seguimos. O Ipes está fazendo esse serviço, que é de vanguarda mesmo, com uma equipe capacitada para atuar da melhor forma possível”, analisou.

Com este método de atendimento, o ambulatório tem representado uma esperança para os pacientes, oferecendo cuidado próximo na jornada contra a diabetes. “O objetivo é trazer um trabalho individualizado, personalizado, para que este paciente se sinta único, que ele possa realmente prevenir as complicações e reduzir as internações, garantindo, assim, uma melhor qualidade”, destacou a assistente social Kelly Bignardi, uma das profissionais do Ambulatório Refratário. 

Todo o suporte ao paciente é bem-vindo, como reafirmou a beneficiária Ana Maria. Para ela, a diabetes é tipo um vício. “Você tem vício por açúcar, coisas doces. E às vezes você fica descontrolada. Uma das coisas que deixei de comer foi pão. Quando como, uso bastante proteína, porque ele tira o excesso do açúcar, do carboidrato do pão. A alimentação é significativa na condição de um diabético. Você precisa controlar muito a questão dos carboidratos”, disse, deixando a dica do que ela tem aprendido no Ambulatório Refratário.


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação