FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: Gabriel Damásio
Fonte: Ascom Unit
Em: 29/10/2025 às 10:29
Pub.: 29 de outubro de 2025

Cristais do óleo da "acácia-branca” podem ser usados em cosméticos e remédios

A conclusão é de uma pesquisa realizada na Unit, que acaba de ser publicada como artigo científico em uma revista holandesa; as substâncias extraídas da planta podem aumentar a eficácia de fármacos em tratamentos estéticos ou até mesmo médicos 

Cristais do óleo da “acácia-branca” podem ser usados em cosméticos e remédios - Foto: Ascom Unit

Uma pesquisa realizada na Universidade Tiradentes (Unit) está estudando o possível uso de uma planta muito presente no Nordeste brasileiro para a fabricação de um insumo que pode ser utilizado como base cosmética ou mesmo no desenvolvimento de medicamentos para o tratamento de doenças e tumores. O estudo de iniciação científica, desenvolvido pela farmacêutica e pesquisadora Dryelle Karoline de Almeida Silveira, foi publicado neste mês em um artigo científico publicado na revista científica Journal of Molecular Liquids, editada nos Países Baixos (Holanda). 

Realizado sob a orientação da professora Patrícia Severino, do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde (PBS/Unit), e com a participação de outros estudantes, professores e pesquisadores da Unit e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), esse estudo desenvolveu e avaliou cristais líquidos a partir do óleo fixo da moringa oleífera, planta que também é conhecida como “acácia-branca” e está presente no Brasil e em diversos países da África, da Ásia, da América Latina e do Caribe.

De acordo com Dryelle, esses cristais líquidos têm várias finalidades, podendo ser usados em tratamento de feridas, como carreadores transdérmicos, que encapsulam ou se associam a substâncias de medicamentos para transportá-los de forma mais eficaz e segura até o alvo no corpo. “O foco do meu projeto é a utilização dos cristais líquidos como uma base dermocosmética, porque ele vai permitir que o fármaco seja carreado para as camadas mais profundas da pele, aumentando a eficácia desse fármaco”, explica Dryelle, destacando que esses cristais também podem ser usados como base cosmética.

A pesquisa, realizada nos laboratórios do PBS/Unit e do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), apontou que os cristais do óleo da moringa “apresentaram excelente compatibilidade com o resveratrol”, um antioxidante natural encontrado em plantas e com propriedades anti-inflamatórias, neuroprotetoras e antienvelhecimento. E concluiu ainda que “a composição bioativa do óleo contribuiu tanto para a formação da mesofase quanto para o potencial valor terapêutico agregado, destacando o uso promissor desses sistemas como carreadores inovadores de fármacos”.

“O meu projeto contribui de maneira que agora temos um carreador de fármacos de base natural, porque eu uso o óleo vegetal de uma planta super disponível no Nordeste, que é a moringa oleifera, para produzir um carreador que vai melhorar a entrega de fármacos na pele”, acrescenta Dryelle, que dará continuidade à pesquisa em sua dissertação de mestrado no próprio PBS, aprofundando as análises e experimentos para investigar a possível aplicação destes cristais no tratamento de tumores cancerígenos. Esta etapa do estudo é orientada pela professora Juliana Cordeiro Cardoso. “Agora, no meu mestrado, eu vou tentar aplicar essa base para tratamento de melasma, por exemplo, que é uma condição de pele que acomete várias mulheres, principalmente no Nordeste, porque tem muita incidência solar”, completa. 

Outras pesquisas

A iniciação científica foi a porta de entrada para a carreira científica de Dryelle Karoline, que concluiu o curso de Farmácia da Unit no primeiro semestre deste ano e conseguiu ser aprovada em primeiro lugar na seleção para o curso de mestrado do PBS/Unit. Um resultado que foi construído a partir de uma intensa participação em projetos de pesquisa, que incluíram três artigos completos publicados em periódicos, três capítulos de livros publicados, 19 apresentações de trabalhos e seis premiações em eventos científicos. 

Ainda na graduação, a ex-aluna da Unit também participou de um intercâmbio na Universidad Católica de Santa Maria (UCSM), em Arequipa (Peru), onde desenvolveu projeto de prospecção de novos fármacos e bioativos em linhagem de células tumorais. Foram experiências que agregaram ainda mais para o seu currículo acadêmico e contribuíram para a pontuação máxima no Barema, quadro de seleção utilizado nos processos de seleção para concursos e programas de pós-graduação stricto sensu.  

“Com certeza, a iniciação científica contribuiu enormemente para a minha formação acadêmica, não só me fazendo evoluir e amadurecer como profissional, mas deixando claro que eu queria trabalhar com inovação científica, seguir nesse meio de pesquisa e poder desenvolver produtos que contribuam com a saúde e a melhora do bem-estar da população. Além de tudo, todas essas participações em eventos e programas, tanto na internacionalização quanto na iniciação científica, renderam frutos, como certificar as publicações de artigos e a colocação em primeiro lugar no mestrado”, avalia Dryelle. 


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação