Por que estamos adoecendo mais por causa do estresse?
Ansiedade, insônia, dores e baixa imunidade estão entre os sinais de que o corpo não consegue mais lidar sozinho com a sobrecarga emocional
A rotina acelerada, as cobranças constantes, a dificuldade de equilibrar trabalho, família e vida pessoal e a hiperconectividade têm feito com que cada vez mais pessoas convivam com níveis elevados de estresse.
O problema é que, quando se torna frequente, o estresse deixa de ser apenas uma sensação emocional e passa a impactar diretamente a saúde física.
Especialistas alertam que o organismo responde ao estresse contínuo liberando hormônios que, em excesso, podem desencadear uma série de problemas, como alterações do sono, dores musculares, fadiga constante, queda da imunidade, aumento da pressão arterial, problemas gastrointestinais e até agravamento de doenças já existentes.
De acordo com a enfermeira Analice Grubert, é importante observar os sinais que o corpo dá antes que o problema evolua.
“O estresse é uma resposta natural do organismo frente a situações de desafio ou ameaça. Entretanto, quando essa resposta se mantém de forma crônica, ocorre uma ativação prolongada do sistema neuroendócrino, com aumento da liberação de hormônios como o cortisol e a adrenalina.
Esse desequilíbrio pode comprometer diferentes funções do organismo, incluindo o sistema imunológico, a qualidade do sono, a regulação emocional e até processos inflamatórios, favorecendo o surgimento ou agravamento de diversas condições de saúde.
Por isso, é fundamental que as pessoas aprendam a reconhecer os sinais de sobrecarga física e emocional e busquem auxílio antes que o quadro se torne mais complexo.”- afirma Analice Grubert.
Muitas pessoas acabam normalizando sintomas como cansaço excessivo, irritabilidade, dores de cabeça frequentes e dificuldade para dormir. No entanto, esses sinais podem indicar que o organismo está sobrecarregado e precisa de atenção.
Além do acompanhamento profissional e da adoção de hábitos saudáveis, algumas terapias complementares têm sido utilizadas para auxiliar no bem-estar e na recuperação do equilíbrio do organismo.
Entre elas está a laserterapia, que pode contribuir para o alívio de dores, redução de processos inflamatórios e melhora da qualidade de vida em diferentes situações clínicas.
“A fotobiomodulação por meio da laserterapia tem se destacado como uma estratégia complementar no cuidado integral à saúde, pois atua estimulando mecanismos celulares relacionados ao equilíbrio fisiológico do organismo.
A aplicação auxilia na redução de processos inflamatórios, no alívio da dor, na melhora da microcirculação e na modulação da resposta celular, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida do paciente.
É importante destacar que ela não substitui o acompanhamento médico ou psicológico quando necessário, mas pode integrar um plano terapêutico individualizado e baseado nas necessidades de cada pessoa.”, destaca Analice Grubert.
A recomendação dos especialistas é que o cuidado com a saúde seja encarado de forma preventiva. Buscar ajuda ao perceber mudanças persistentes no humor, no sono ou no funcionamento do corpo pode evitar que o estresse se transforme em problemas mais graves.
Mais do que tratar sintomas, cuidar da saúde física e emocional é investir em qualidade de vida, produtividade e bem-estar.
Quem é Analice Grubert
Analice Grubert é enfermeira, especialista em cuidados integrados à saúde, concierge de enfermagem e atua com laserterapia.
Seu trabalho é voltado para a promoção da saúde, prevenção de complicações e acompanhamento personalizado de pacientes, oferecendo um cuidado humanizado e focado na qualidade de vida.