Saúde mental: serviço de saúde deve ser chamado em casos de emergência psiquiátrica
A saúde mental tem ganhado atenção especial dos brasileiros nos últimos anos, principalmente depois da pandemia de Covid-19, em que o isolamento social agravou o quadro de distúrbios psicológicos no país. Entender este fenômeno e saber identificar o sofrimento psicológico é importante, inclusive, nos casos em que a pessoa possa apresentar um surto.
Ppsicóloga Wlliane Moreira - Foto: Ascom Unimed SE
"No momento que a pessoa entra em um surto ou em algum sofrimento intenso de quadro grave, devemos acionar imediatamente o 192, que é o serviço de emergência, que vai até esse paciente preservar a sua segurança e também das pessoas que estão ao seu redor. Neste primeiro momento, somente essa equipe pode dar um direcionamento correto", explica a psicóloga.
Segundo a psicóloga, para um melhor acolhimento, é necessário desconstruir alguns estigmas sociais, como o de que a ajuda psicológica é direcionada para pessoas com loucura. "Cada pessoa é subjetiva, cada ser é único e tem o seu lugar de pensamento e seus gatilhos emocionais. Todos nós estamos suscetíveis a ter um adoecimento. Nós existimos porque sentimos, e sentindo demais ou de menos, podemos adoecer em algum momento", frisa a psicóloga.
Wlliane explica que é possível identificar sintomas de sofrimento mental nas pessoas que convivemos, antes mesmo desta ter um agravamento dos sintomas, gerando um surto. "A pessoa que apresenta falta de sono ou então que dorme excessivamente, que tem falta de energia, dores de cabeça tensionais. Tudo isso pode ser indício de um adoecimento mental. Se eu observo que uma pessoa está sem energia, que não consegue achar um ponto de equilíbrio na vida, suspeitamos que ela pode ter algum adoecimento mental e ficamos atentos aos gatilhos, que podem aparecer de forma simples e gradativa", pontua a psicóloga.
Telepsicologia
Pensando na crescente demanda pelos cuidados com a saúde mental e visando suprir a necessidade de seus clientes, a Unimed Sergipe lançou neste ano o serviço de telepsicologia, que oferece consultas remotas com psicólogos, visando ampliar a oferta de atendimento com estes profissionais.
Com o lançamento do serviço, beneficiários da Unimed Sergipe podem ter atendimento psicológico feito por meios virtuais, como ligação de áudio ou vídeo. O formato é permitido para os profissionais cadastrados no Conselho Federal de Psicologia e o serviço é oferecido através da Conexa Saúde, maior plataforma de cuidado integrado da América Latina.
Para iniciar o atendimento de telepsicologia, é necessário que o beneficiário Unimed Sergipe entre em contato com a Central de Agendamentos da operadora, através do telefone 2107-8751 para confirmação de dados. Após a confirmação, o paciente deve baixar o aplicativo Conexa Saúde ou entrar no site paciente.conexasaude.com.br/login.
"Para todo adoecimento, existe um tratamento e a gente pode cuidar. Também existe o caminho da prevenção, que é um caminho que a gente pouco olha, que é sobre cuidar do corpo e cuidar da mente, se alimentar bem porque isso reflete no corpo e reflete na mente. O ser humano é um ser biopsicosocial e espiritual, é regido por um todo e diante desse todo, quando tudo está em equilíbrio, a gente consegue ter uma resposta positiva para a saúde mental", complementa Wlliane.