FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 05 de fevereiro de 2026
POR: Laís Marques
Fonte: Asscom Unit
Em: 06/11/2024 às 08:31
Pub.: 06 de novembro de 2024

Doença de Behçet: doença autoimune rara requer atenção aos sinais

Com sintomas variados e complexos, a condição autoimune demanda acompanhamento integrado para controle das manifestações e preservação da qualidade de vida dos pacientes

Dra. Alejandra Debbo - Foto: Divulgação

Nomeada em homenagem ao dermatologista turco Hulusi Behçet, que descreveu a condição pela primeira vez em 1937, a doença de Behçet é uma enfermidade autoimune e crônica que afeta múltiplos sistemas do corpo humano. Considerada rara no Brasil, sua prevalência é maior em regiões do Oriente Médio e do Mediterrâneo, onde ocorre com mais frequência. Caracterizada por inflamações e lesões recorrentes, a condição requer um acompanhamento médico cuidadoso e uma abordagem multidisciplinar para controle de sintomas e manutenção da qualidade de vida.

A ampla variedade de sintomas na doença de Behçet faz com que o diagnóstico seja um desafio. Conforme explica a médica reumatologista e professora de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), Alejandra Debbo, as manifestações mais frequentes incluem lesões orais indolores, semelhantes a aftas, além de úlceras genitais que aparecem em áreas como a virilha e o períneo.

“Na pele, também podem surgir nódulos dolorosos, chamados de eritema nodoso, e lesões similares a acne, indicando a presença de inflamação autoimune. No campo ocular, manifestações como uveíte e vasculite retiniana provocam visão turva e olhos vermelhos, podendo evoluir para perda de visão se não forem tratadas de forma adequada. Além disso, sintomas neurológicos, como dores de cabeça intensas e resistentes a analgésicos, exigem acompanhamento neurológico devido ao risco de lesões no sistema nervoso”, explica a médica.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da doença de Behçet é, em sua maioria, baseado na observação clínica, já que não há exames laboratoriais específicos que confirmem a doença. “A avaliação é feita com base nos sintomas apresentados e, em alguns casos, por meio de biópsias das áreas afetadas. O tratamento é ajustado conforme a gravidade dos sintomas, buscando controlar as manifestações e evitar novos episódios. Úlceras leves são tratadas com corticosteroides tópicos e anestésicos, enquanto casos mais graves podem exigir corticosteroides orais e imunossupressores, como azatioprina, ciclofosfamida e metotrexato”, comenta a Dra. Alejandra Debbo.

Em quadros mais complexos, especialmente com envolvimento neurológico ou vascular, o uso de agentes imunobiológicos pode ser necessário. Medicações anti-TNF (Fator de Necrose Tumoral), que bloqueiam a ação do TNF-α — proteína que provoca uma resposta inflamatória exacerbada em doenças autoimunes —, têm mostrado bons resultados na estabilização de pacientes com sintomas graves e resistência a outros tratamentos.

Acompanhamento

O tratamento da doença de Behçet é multidisciplinar, demandando a atuação de especialistas de diversas áreas para tratar as diferentes manifestações da condição. “Além do reumatologista, é essencial o acompanhamento regular com oftalmologista e, em alguns casos, com neurologista. Esse tratamento integrado contribui para o controle dos sintomas e prevenção de danos permanentes, proporcionando uma qualidade de vida significativamente melhor aos pacientes”, reforça Alejandra.

Adotar hábitos saudáveis é uma estratégia eficaz para reduzir a frequência dos surtos e melhorar a resposta ao tratamento. Alejandra sugere a prática de atividades físicas, sono adequado, alimentação balanceada e a gestão de fatores emocionais, que são cruciais para a estabilidade do quadro clínico. “Embora rara, a doença de Behçet apresenta um componente genético que pode aumentar o risco em pessoas com histórico familiar de doenças autoimunes”, destaca.

Embora a doença de Behçet seja crônica e sem cura, o diagnóstico precoce e um tratamento adequado são fundamentais para ajudar no controle dos sintomas e preservar a qualidade de vida dos pacientes. “Com um acompanhamento médico regular e uma abordagem multidisciplinar, é possível lidar com as manifestações da doença e prevenir complicações graves, permitindo que os pacientes mantenham uma vida produtiva e satisfatória”, conclui a reumatologista.


Notícias Indicadas

Iguá Sergipe prevê abertura de mais de 400 vagas de emprego em 2026 e lança canal oficial de empregos no estado

Ferreira Costa abre mais de 10 vagas de emprego em Aracaju

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação