FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 04 de fevereiro de 2026
POR: TCU
Fonte: TCU
Em: 11/12/2024
Pub.: 12 de dezembro de 2024

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares precisa melhorar assistência à saúde e ao ensino

Fiscalização do TCU propôs recomendações à rede Ebserh no sentido de aprimorar a gestão e integração dos hospitais universitários federais

Logo TCU

RESUMO 

- TCU realizou auditoria na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para avaliar e propor melhorias às estratégias de assistência à saúde e ensino em hospitais universitários.
- A fiscalização identificou desafios como dificuldades na contratualização com gestores do SUS e na integração entre a assistência à saúde e o ensino nos hospitais universitários, além de problemas de infraestrutura e gestão de ensino.
- O Tribunal recomendou ações para fortalecer a colaboração entre a Ebserh, gestores do SUS e universidades, com um prazo de 180 dias para implementação das melhorias propostas.
 
Em auditoria operacional conduzida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi avaliada quanto às suas estratégias nas áreas de assistência à saúde e ao ensino. Sob a relatoria do ministro Augusto Nardes, o processo teve como objetivo identificar e analisar as principais estratégias da empresa para aprimorar a gestão e integração dos hospitais universitários com os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) e as universidades, buscando melhorias na assistência à saúde e na formação educacional.

A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que tem por finalidade prestar serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como a prestação de serviços de apoio às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública.

“A Ebserh é peça fundamental no sistema de saúde brasileiro, não apenas por sua contribuição direta à assistência médica, mas também por seu papel na educação e na pesquisa, áreas essenciais para o desenvolvimento contínuo do setor no país. Dos 51 hospitais universitários federais, atualmente 45 são vinculados à Rede Ebserh, sendo que 30 já estão há mais de dez anos sob sua gestão”, destacou o ministro relator Augusto Nardes.

Resultados da auditoria

Durante a fiscalização, foram analisados os objetivos estratégicos da Ebserh para o período de 2024 a 2028. Na área de saúde, destacam-se metas como ampliar a participação dos hospitais na rede de atenção à saúde do SUS e qualificar o cuidado hospitalar. No campo do ensino, os objetivos incluem aprimorar as condições de ensino e consolidar o Exame Nacional de Residência como forma prioritária de ingresso nos programas de residência.

A auditoria verificou que a Ebserh está atuando estrategicamente, mas ainda há desafios como dificuldades na contratualização dos hospitais com gestores locais do SUS, o que pode comprometer a integração dos hospitais universitários na rede de atenção à saúde. Problemas de infraestrutura, falhas na gestão de ensino e na articulação entre hospitais e universidades também foram apontados como obstáculos à plena realização das metas da Ebserh.

A fiscalização, realizada entre 5 de março e 6 de setembro de 2024, foi conduzida em parceria entre as unidades de auditoria especializadas em educação e saúde do TCU.

Recomendações

O TCU recomendou à Ebserh, no Acórdão 2582/2024 – Plenário, que intensifique esforços para resolver essas questões, promovendo maior colaboração com gestores locais do SUS e universidades. As recomendações incluem a necessidade de fortalecer o acompanhamento para residentes atuantes nos hospitais, melhorar a comunicação e cooperação entre as partes envolvidas e definir metas claras para o monitoramento dos resultados estratégicos.

O Tribunal fixou um prazo de 180 dias para que a Ebserh informe sobre as medidas adotadas para implementar as recomendações, a fim de garantir que os hospitais universitários federais cumpram seu papel de forma a proporcionar benefícios significativos à sociedade. 

O acompanhamento das providências será realizado pela unidade técnica competente do TCU, com o objetivo de assegurar melhorias contínuas na assistência à saúde e no ensino oferecidos pela Ebserh.


Notícias Indicadas

Iguá Sergipe prevê abertura de mais de 400 vagas de emprego em 2026 e lança canal oficial de empregos no estado

Ferreira Costa abre mais de 10 vagas de emprego em Aracaju

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação